Questões Sobre Iluminismo - História - concurso
Questão 61
Leia o texto:
FÁBRICA
“Nosso dia vai chegar
Teremos nossa vez
Não é pedir demais
Quero justiça
Quero trabalhar em paz
Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo
Que venha o fogo então
Esse ar deixou minha vista cansada
Nada demais”.
(Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI, 1997.)
Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:
- A)Revolução Francesa.
- B)Revolução Industrial.
- C)Revolução Puritana.
- D)Revolução Cubana.
A alternativa correta é B)
Análise da Música "Fábrica" de Legião Urbana
A música "Fábrica", da banda Legião Urbana, lançada em 1997 no álbum Dois, apresenta uma crítica social profunda e melancólica sobre as condições de trabalho e a degradação ambiental. A letra evoca imagens de opressão, injustiça laboral e a perda da esperança, temas que podem ser diretamente relacionados aos impactos da Revolução Industrial.
Os versos como "Quero trabalhar em paz / Não é muito o que lhe peço / Eu quero um trabalho honesto / Em vez de escravidão" refletem a exploração dos trabalhadores durante a industrialização, quando longas jornadas, baixos salários e condições insalubres eram comuns. A menção à escravidão metaforiza a falta de direitos trabalhistas e a relação desigual entre patrões e operários.
Além disso, a degradação ambiental causada pelo avanço industrial é retratada em "O céu já foi azul, mas agora é cinza / O que era verde aqui já não existe mais", um eco dos danos ambientais gerados pelas fábricas no período pós-Revolução Industrial. A poluição e o descaso com a natureza são consequências históricas desse processo.
A escolha do termo "fábrica" no título e a referência aos "portões da fábrica" simbolizam o cerne da crítica: a estrutura industrial desumanizadora. Portanto, a interpretação mais coerente é a que associa a música à Revolução Industrial (alternativa B), marco que transformou relações sociais, econômicas e ambientais de forma irreversível.
Embora outras revoluções tenham impactado a sociedade, nenhuma delas está tão diretamente ligada aos temas centrais da música — a exploração do trabalho e a destruição ambiental — como a Industrial. A letra de Legião Urbana permanece atual, denunciando problemas que transcendem épocas, mas encontram suas raízes nesse período histórico.
Questão 62
Thomas Jefferson é considerado um dos promotores do republicanismo norte-americano que, após a Guerra da Independência, norteou a Constituição dos Estados Unidos. Esse republicanismo de inspiração iluminista se expressou por meio
- A)do ideal de liberdade, sustentado por um sistema político aristocrático e fundamentado na meritocracia e na virtude moral.
- B)da união entre o Estado e a Igreja, com o objetivo de fortalecer a relação entre a Nação e as tradições herdadas da Independência.
- C)da abolição da escravidão como princípio sem a qual seria impossível a implantação da democracia na América
- D)da hipertrofia do Poder Executivo, identificando o presidente como supremo representante do povo.
- E)do assistencialismo, direcionado às minorias étnicas e religiosas como forma de fortalecer o nacionalismo.
A alternativa correta é A)
Thomas Jefferson é uma figura central na história dos Estados Unidos, reconhecido como um dos principais arquitetos do republicanismo que moldou a nação após a Guerra da Independência. Sua visão política, profundamente influenciada pelo Iluminismo, refletia valores como liberdade, igualdade e governo representativo. No entanto, o republicanismo jeffersoniano não era uma simples transposição das ideias europeias, mas uma adaptação ao contexto norte-americano, marcado pela rejeição ao absolutismo e pela busca de um sistema que valorizasse a virtude cívica e o mérito.
A alternativa correta, A), destaca o ideal de liberdade sustentado por um sistema político que, embora não fosse aristocrático no sentido tradicional, defendia uma elite natural baseada no mérito e na virtude moral. Jefferson acreditava que a verdadeira república deveria ser governada por cidadãos educados e moralmente íntegros, capazes de colocar o bem comum acima dos interesses pessoais. Essa visão contrastava com modelos monárquicos ou baseados em privilégios hereditários, enfatizando a importância da participação política informada e da responsabilidade cívica.
As demais alternativas apresentam distorções em relação ao pensamento de Jefferson. A união entre Estado e Igreja (B) era rejeitada por ele, defensor da separação entre religião e governo. A abolição da escravidão (C), embora fosse uma contradição em sua vida pessoal, não era vista por Jefferson como condição essencial para a democracia na época. A hipertrofia do Poder Executivo (D) também não se alinhava com sua desconfiança em relação a governos centralizados, enquanto o assistencialismo (E) não fazia parte de sua concepção de republicanismo, que priorizava a autonomia individual e a liberdade econômica.
Assim, o republicanismo de Jefferson representava uma síntese entre os ideais iluministas e as particularidades da experiência norte-americana, com ênfase na liberdade, no mérito e na virtude como pilares de uma sociedade justa e estável.
Questão 63
A respeito do Iluminismo, leia o trecho a seguir.
“É significativo que os dois principais centros dessa ideologia fossem também os da dupla revolução, a França e a Inglaterra; embora de fato as ideias iluministas ganhassem uma voz corrente internacional mais ampla em suas formulações francesas (até mesmo quando fossem simplesmente versões galicistas de formulações britânicas).”
(HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.)
As formulações francesas do Iluminismo estão associadas às transformações políticas mais importantes da “Era das Revoluções”.
Assinale a opção que indica uma dessas transformações, ocorrida na França revolucionária, que já era realidade, na Inglaterra, em 1789.
- A)Instituição do voto secreto.
- B)Adoção do habeas corpus.
- C)Separação entre Estado e Igreja.
- D)Proclamação da República.
- E)Inauguração de um banco estatal.
A alternativa correta é B)
O trecho de Eric Hobsbawm sobre o Iluminismo destaca o papel central da França e da Inglaterra como polos ideológicos e políticos durante a chamada Era das Revoluções. Enquanto as ideias iluministas ganharam maior projeção internacional por meio das formulações francesas, muitas delas eram adaptações de conceitos já desenvolvidos na Inglaterra. Essa dinâmica evidencia como as transformações políticas na França revolucionária dialogavam com experiências anteriores ocorridas no contexto britânico.
Entre as opções apresentadas, a alternativa B) Adoção do habeas corpus é a correta, pois reflete uma conquista jurídica que já estava consolidada na Inglaterra antes da Revolução Francesa. O habeas corpus, instituto que garante a liberdade individual contra prisões arbitrárias, foi estabelecido na Inglaterra pelo Habeas Corpus Act de 1679, durante o reinado de Carlos II. Já na França, esse princípio só foi incorporado de forma mais sistemática após a Revolução, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e posteriormente com as codificações legais do período napoleônico.
As demais alternativas não correspondem a realidades inglesas anteriores a 1789. A instituição do voto secreto (A) e a separação entre Estado e Igreja (C) foram processos que se consolidaram posteriormente, enquanto a proclamação da República (D) não ocorreu na Inglaterra no mesmo período – o país manteve sua monarquia constitucional. Quanto à inauguração de um banco estatal (E), o Banco da Inglaterra já existia desde 1694, mas essa não era uma realidade presente na França antes da Revolução.
Portanto, a adoção do habeas corpus exemplifica como certas conquistas iluministas já eram realidade na Inglaterra antes de se tornarem bandeiras revolucionárias na França, reforçando a interconexão entre os dois centros de transformação política no século XVIII.
Questão 64
Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar:
- A)Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos.
- B)A primeira corrente de economistas a criticar a política mercantilista surgiu na França. Dela faziam parte pensadores iluministas de renome como François Quesnay, o marquês de Mirabeau, Dupont de Nemours e Robert Turgot. Esse grupo ficou conhecido como a Escola Fisiocrata da teoria econômica.
- C)O movimento iluminista em vez do teocentrismo medieval reservou o centro do universo ao homem. Este passou a desenvolver a sua capacidade de descobrir verdades por conta própria e de crescer, material e espiritualmente, a fim de deixar sua marca no mundo. O homem passou a construir as coisas à sua imagem e semelhança e resgatou os valores da Antiguidade Clássica.
- D)Na Europa do século XVIII, surgiram regimes políticos associados ao despotismo esclarecido. Caracterizaram-se por utilizar os ensinamentos propostos pelas teorias iluministas, mas sem abrir mão do absolutismo na prática política.
A alternativa correta é C)
Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar:
- A) Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos.
- B) A primeira corrente de economistas a criticar a política mercantilista surgiu na França. Dela faziam parte pensadores iluministas de renome como François Quesnay, o marquês de Mirabeau, Dupont de Nemours e Robert Turgot. Esse grupo ficou conhecido como a Escola Fisiocrata da teoria econômica.
- C) O movimento iluminista em vez do teocentrismo medieval reservou o centro do universo ao homem. Este passou a desenvolver a sua capacidade de descobrir verdades por conta própria e de crescer, material e espiritualmente, a fim de deixar sua marca no mundo. O homem passou a construir as coisas à sua imagem e semelhança e resgatou os valores da Antiguidade Clássica.
- D) Na Europa do século XVIII, surgiram regimes políticos associados ao despotismo esclarecido. Caracterizaram-se por utilizar os ensinamentos propostos pelas teorias iluministas, mas sem abrir mão do absolutismo na prática política.
O gabarito correto é C), pois a afirmação contém imprecisões em relação ao Iluminismo. Embora o movimento tenha valorizado a razão e o antropocentrismo, não se tratava de um resgate direto da Antiguidade Clássica, e sim de uma nova abordagem baseada no racionalismo e na ciência. Além disso, a ideia de "construir as coisas à sua imagem e semelhança" não reflete fielmente o pensamento iluminista, que priorizava a crítica e a reforma social por meio da razão, e não um individualismo exacerbado.
Questão 65
Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como “Revolução Americana”. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
- A)as Colônias do Norte eram praticamente inabitadas. A pequena parcela da população existente era de judeus e católicos refugiados da Inglaterra.
- B)durante a Guerra dos Trinta Anos, as relações entre as colônias norte-americanas e a metrópole inglesa se modificaram, pois a Inglaterra passou a exigir recursos financeiros dos colonos.
- C)o episódio conhecido como a Festa do Chá de Boston é o maior exemplo da ostentação do luxo dos ingleses. Os impostos pagos pelos colonos para bancar os festejos influenciaram diretamente no início dos conflitos.
- D)a Declaração de Independência dos Estados Unidos aboliu definitivamente a escravidão no território norte-americano.
- E)no Sul, a colonização foi essencialmente exploratória, com a presença da mão de obra escrava. O cultivo era voltado aos produtos pouco produzidos na Europa.
A alternativa correta é E)
Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política conhecido como Revolução Americana. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
- A) as Colônias do Norte eram praticamente inabitadas. A pequena parcela da população existente era de judeus e católicos refugiados da Inglaterra. (Incorreto: as colônias do Norte eram habitadas e tinham uma economia diversificada, com forte presença de protestantes.)
- B) durante a Guerra dos Trinta Anos, as relações entre as colônias norte-americanas e a metrópole inglesa se modificaram, pois a Inglaterra passou a exigir recursos financeiros dos colonos. (Incorreto: a Guerra dos Trinta Anos não está diretamente ligada às tensões entre colônias e metrópole. Os conflitos fiscais surgiram principalmente após a Guerra dos Sete Anos.)
- C) o episódio conhecido como a Festa do Chá de Boston é o maior exemplo da ostentação do luxo dos ingleses. Os impostos pagos pelos colonos para bancar os festejos influenciaram diretamente no início dos conflitos. (Incorreto: a Festa do Chá de Boston foi um protesto contra os impostos abusivos, não uma celebração de luxo.)
- D) a Declaração de Independência dos Estados Unidos aboliu definitivamente a escravidão no território norte-americano. (Incorreto: a escravidão persistiu nos EUA até o século XIX, sendo abolida apenas após a Guerra Civil.)
- E) no Sul, a colonização foi essencialmente exploratória, com a presença da mão de obra escrava. O cultivo era voltado aos produtos pouco produzidos na Europa. (Correto: as colônias do Sul tinham uma economia agrícola baseada em plantations, como tabaco e algodão, dependentes do trabalho escravo.)
Portanto, a alternativa correta é a E), pois retrata com precisão as características da colonização do Sul das Treze Colônias, marcada pela exploração e pelo uso intensivo de mão de obra escravizada.
Questão 66
No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos.
Em uma concepção mítica, comum na Antiguidade, a história é entendida como uma progressão linear em direção ao futuro, enquanto a historiografia científica, surgida a partir do século XIX, entende a trajetória temporal do homem como um círculo que retorna ao mesmo ponto após um determinado período.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
No que diz respeito às noções de tempo histórico e periodização, é importante analisar criticamente as afirmações apresentadas. O texto sugere que, em uma concepção mítica da Antiguidade, a história era vista como uma progressão linear em direção ao futuro, enquanto a historiografia científica, desenvolvida a partir do século XIX, interpretava o tempo como um ciclo que retorna ao mesmo ponto. No entanto, essa afirmação está equivocada.
Na verdade, a visão mítica predominante na Antiguidade frequentemente apresentava o tempo como cíclico, associado a mitos de eterno retorno, repetição de eras ou acontecimentos cósmicos. Civilizações como a grega, a mesopotâmica e a hindu, por exemplo, tinham concepções temporais baseadas em ciclos naturais e mitos de renovação. Já a historiografia científica moderna, influenciada pelo Iluminismo e pelo pensamento evolucionista, tendeu a adotar uma perspectiva linear do tempo, entendendo a história como um processo de desenvolvimento contínuo e progressivo.
Portanto, a afirmação original inverte as concepções de tempo histórico. O gabarito correto é E) ERRADO, pois a historiografia científica não interpreta o tempo como um círculo, mas sim como uma linha de progresso, enquanto muitas culturas antigas viam o tempo de forma cíclica e repetitiva.
Questão 67
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.
A ideia de Iluminismo surgiu na França do século XVIII e foi erigida em torno da valorização da razão e do anticlericalismo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.
A ideia de Iluminismo surgiu na França do século XVIII e foi erigida em torno da valorização da razão e do anticlericalismo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 68
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.
Na historiografia, é comum encontrar qualificativos para o Iluminismo em Portugal, como iluminismo católico, ilustração de compromisso, iluminismo de Estado ou mesmo luzes mitigadas e fraco iluminismo. Isso se deve à ênfase de alguns filósofos franceses — matrizes de uma interpretação genérica do Iluminismo — identificados com o anticlericalismo e a oposição ao absolutismo, o que não ocorreu no país ibérico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.
Na historiografia, é comum encontrar qualificativos para o Iluminismo em Portugal, como iluminismo católico, ilustração de compromisso, iluminismo de Estado ou mesmo luzes mitigadas e fraco iluminismo. Isso se deve à ênfase de alguns filósofos franceses — matrizes de uma interpretação genérica do Iluminismo — identificados com o anticlericalismo e a oposição ao absolutismo, o que não ocorreu no país ibérico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 69
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.
O Iluminismo alemão, chamado de esclarecimento (Aufklärung), defendia o controle do pensamento pelo Estado como meio de evitar os excessos da Igreja e as rebeliões populares. Tal ideia foi o que a historiografia chamou de ‘despotismo esclarecido’.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Em relação ao século XVIII, o Iluminismo alemão, conhecido como Aufklärung, foi um movimento intelectual que promoveu a razão, a liberdade de pensamento e a crítica às estruturas tradicionais de poder, incluindo a Igreja e o absolutismo. No entanto, a afirmação de que o Iluminismo alemão defendia o controle do pensamento pelo Estado como forma de evitar excessos da Igreja e rebeliões populares está incorreta.
O conceito de "despotismo esclarecido" refere-se a governantes que, influenciados pelas ideias iluministas, implementaram reformas modernizadoras em seus Estados, mas mantendo o poder absoluto. Exemplos incluem Frederico II da Prússia e Catarina II da Rússia. Contudo, o Aufklärung não pregava o controle estatal sobre o pensamento, e sim a autonomia intelectual e a educação como meios de emancipação humana.
Portanto, o item está ERRADO (E), pois o Iluminismo alemão não defendia o controle do pensamento pelo Estado, mas sim a liberdade racional e crítica como caminho para o progresso.
Questão 70
Maldito, maldito criador! Por que eu vivo? Por que não extingui, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei! O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Quando a noite caiu, deixei meu abrigo e vagueei pelos bosques. (…) Oh! Que noite miserável passei eu! Sentia um inferno devorar-me, e desejava despedaçar as árvores, devastar e assolar tudo o que me cercava, para depois sentar-me e contemplar satisfeito a destruição. Declarei uma guerra sem quartel à espécie humana e, acima de tudo, contra aquele que me havia criado e me lançara a esta insuportável desgraça!
Mary Shelley. Frankenstein. 2ª ed. Porto Alegre: LPM, 1985.
O trecho acima, extraído de uma obra literária publicada pela primeira vez em 1818, pode ser lido corretamente como uma
- A)apologia à guerra imperialista, incorporando o desenvolvimento tecnológico do período.
- B)crítica à condição humana em uma sociedade industrializada e de grandes avanços científicos.
- C)defesa do clericalismo em meio à crescente laicização do mundo ocidental.
- D)recusa do evolucionismo, bastante em voga no período.
- E)adesão a ideias e formulações humanistas de igualdade social.
A alternativa correta é B)
O trecho de Frankenstein, de Mary Shelley, apresenta o desespero e a revolta da criatura em relação ao seu criador, refletindo uma profunda crítica à condição humana em um contexto de avanços científicos e industrialização. Publicado em 1818, o romance surge em um período marcado por transformações tecnológicas e filosóficas, como a Revolução Industrial e o Iluminismo, que trouxeram tanto progresso quanto questionamentos sobre os limites da ciência e a desumanização decorrente da racionalidade excessiva.
A criatura, abandonada e rejeitada por seu criador, Victor Frankenstein, simboliza as consequências da ambição desmedida e da falta de responsabilidade ética diante das descobertas científicas. Sua fala expressa não apenas ódio e desejo de vingança, mas também uma angústia existencial, questionando o próprio sentido de sua existência. Esse sofrimento pode ser interpretado como uma metáfora para os excluídos de uma sociedade que valoriza a produção e a inovação, mas negligencia as relações humanas e a compaixão.
Dessa forma, a alternativa B) é a correta, pois o trecho evidencia uma crítica à desumanização provocada pelo progresso científico e industrial, tema central na obra de Shelley. A criatura, produto da ciência, torna-se vítima de sua própria condição, demonstrando os perigos de uma busca pelo conhecimento sem reflexão sobre suas implicações morais e sociais. A obra, portanto, permanece relevante como um alerta sobre os riscos de uma tecnologia desvinculada da ética e da empatia.