Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Trecho I “No século XVIII, filósofos iluministas e enciclopedistas se levantaram através de escritos contra as ideias da época, principalmente contra o absolutismo. O Estado, tão presente durante o Mercantilismo, deveria se afastar. Sua função seria: defender a propriedade privada e vigiar o cumprimento de contratos. A natureza seria o melhor guia do homem. Alguns deles defendiam, entre outras coisas, que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas. Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para todos. Considera-se este o trabalho da ‘mão invisível’ da Providência.” (Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/37072/adam-smith.) Trecho II “Esse processo remonta a dois momentos diversos: 1) à virada do século XIX para o século XX e 2) ao período dos anos 1980 e 1990. Nele acentuam duas grandes exigências gerais e complementares: privatizar empresas estatais e serviços públicos, por um lado; por outro, ‘desregulamentar’, ou antes, criar novas regulamentações, um novo quadro legal que diminua a interferência dos poderes públicos sobre os empreendimentos privados. O Estado deveria transferir ao setor privado as atividades produtivas em que indevidamente se metera e deixar a cargo da disciplina do mercado as atividades regulatórias que em vão tentara estabelecer.” (Disponível em: https://reginaldomoraes.files.wordpress.com/2016/01.) Os trechos anteriormente citados tematizam dois processos econômicos distintos, mas ao mesmo tempo complementares. Referem-se respectivamente:

Trecho I

“No século XVIII, filósofos iluministas e enciclopedistas se levantaram através de escritos contra as ideias da época,
principalmente contra o absolutismo. O Estado, tão presente durante o Mercantilismo, deveria se afastar. Sua função
seria: defender a propriedade privada e vigiar o cumprimento de contratos. A natureza seria o melhor guia do homem.
Alguns deles defendiam, entre outras coisas, que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas
forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade.
Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas.
Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados
para todos. Considera-se este o trabalho da ‘mão invisível’ da Providência.”

(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/37072/adam-smith.)

Trecho II

“Esse processo remonta a dois momentos diversos: 1) à virada do século XIX para o século XX e 2) ao período dos anos
1980 e 1990. Nele acentuam duas grandes exigências gerais e complementares: privatizar empresas estatais e serviços
públicos, por um lado; por outro, ‘desregulamentar’, ou antes, criar novas regulamentações, um novo quadro legal que
diminua a interferência dos poderes públicos sobre os empreendimentos privados. O Estado deveria transferir ao setor
privado as atividades produtivas em que indevidamente se metera e deixar a cargo da disciplina do mercado as
atividades regulatórias que em vão tentara estabelecer.”


(Disponível em: https://reginaldomoraes.files.wordpress.com/2016/01.)

Os trechos anteriormente citados tematizam dois processos econômicos distintos, mas ao mesmo tempo complementares. Referem-se respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Os trechos apresentados abordam dois momentos distintos, porém interligados, no desenvolvimento do pensamento econômico. O primeiro trecho faz referência ao Liberalismo clássico, defendido por filósofos iluministas como Adam Smith, que pregava a mínima intervenção do Estado na economia, confiando na "mão invisível" do mercado para promover o bem-estar social. Já o segundo trecho descreve o Neoliberalismo, uma retomada dessas ideias nos séculos XX e XXI, que enfatiza a privatização, a desregulamentação e a redução do papel do Estado em favor da iniciativa privada.

A alternativa correta é a C) Liberalismo e Neoliberalismo, pois esses dois processos econômicos representam, respectivamente, a origem e a evolução de uma mesma linha de pensamento que valoriza o livre mercado e a liberdade individual em detrimento do controle estatal. Enquanto o Liberalismo surgiu como uma crítica ao absolutismo e ao mercantilismo, o Neoliberalismo emergiu como resposta à expansão do Estado de bem-estar social e às crises econômicas do século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *