Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov. 2011.

 

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando

Resposta:

A alternativa correta é letra D) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.

Gabarito: Letra D
 
O cartum apresenta Gandhi, importante líder revolucionário indiano, sendo preso por um homem, o vice rei da Índia, Lord Willingdon. Atrás de Willingdon milhares de pessoas com a mesma fisionomia de Gandhi para espanto da autoridade.
 
O contexto desse cartum remete ao período em que Gandhi começou a sua pregação contra o colonialismo britânico. O diferencial do movimento liderado por Gandhi era que se baseava na desobediência civil e na não violência como forma de luta contra o imperialismo no lugar de conflitos armados. Um bom exemplo dessa não violência e desobediência, foi a Marcha do Sal onde Gandhi e mais de 80 pessoas caminharam até o mar para recolher o sal que secara na areia, o que era proibido, já que a Inglaterra tinha o monopólio sobre a extração e o comércio do sal.
 
Esses métodos de marchas, boicotes e pregações conquistaram o apoio popular indiano e mesmo com a prisão de Gandhi, a ideia de desobediência civil já havia sido espalhada e não poderia ser contida.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.


O cartum não demonstra a ineficiência da justiça inglesa. Mostra o dilema de Willingdon que se traduz na impossibilidade de prender Gandhia, já que cada habitante da Índia havia virado um Gandhi também, no sentido de abraçar as ideias do líder revolucionário. 
 
Letra B: o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
 
Pelo contrário, a população hindu era contrária à prisão de Gandhi.
 
Letra C: o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
 
Como dito, Gandhi pregava a não violência na luta contra o colonialismo inglês.
 
 
Letra E: a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.
 
As autoridades inglesas em primeiro momento até foram indiferentes, mas com o passar do tempo, inúmeros protestos da população fizeram com que se avaliasse a possibilidade de garantir a emancipação da Índia, realizada na década de 1940, no pós Segunda Guerra Mundial.
 
Referência:
 
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *