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“[…] a gripe espanhola em países mais pobres teve um perfil diferente. Raramente se leva em conta que 60% da mortalidade global (e isso representa ao menos 20 milhões de mortes) ocorreu no Punjabi, em Bombaim, e em outras partes da Índia Ocidental onde exportações de grão para a Inglaterra e práticas brutais de requisição coincidiram com uma seca generalizada. A escassez de alimentos decorrente disso levou milhões de pobres à beira da fome. Essas populações tornaram-se vítimas de uma sinistra sinergia entre subnutrição, que suprimia sua resposta imune à infecção, e surtos desenfreados de pneumonias virais e bacterianas. Em outro caso semelhante, o Irã sob ocupação inglesa, tendo passado por muitos anos de seca, cólera e escassez alimentar, além de um surto generalizado de malária, pré-condicionou a morte de, estima-se, um quinto da população”.

(Adaptado de DAVIS, Mike. “O coronavírus e a luta de classes: o monstro bate à nossa porta”. Tradução de Artur Renzo. Disponível em https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/16/mike-davis-o-coronavirus-e-a-luta-de-classes-o-monstro-bate-a-nossa-porta/.Acesso: 25/11/2020.)

No artigo de Mike Davis, destacam-se as consequências da epidemia da chamada “gripe espanhola”, que assolou o planeta no início do século XX. O conceito histórico que pode ser associado às relações internacionais mencionadas no texto acima é:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Imperialismo.

Gabarito: Letra D

 

Imperialismo

 

O trecho da questão aponta para um processo histórico ocorrido em fins do século XIX e que se estendeu até meados do século XX. Trata-se do imperialismo, momento no qual países industrializados e outros que mantinham laços históricos de colonialismo adotaram uma política de influência, ocupação e conquista territorial dos continentes africano e asiático.

 

O imperialismo foi uma marca da expansão do capitalismo financeiro que necessitava de mercados consumidores, de ações e de negócios. Esse mesmo capitalismo procurou se apropriar de matérias-primas dos outros continentes, bem como da mão de obra para os empreendimentos que eram organizados nos territórios coloniais.

 

Assim, o trecho exemplifica que a Era dos Impérios e dos Imperialismos (1870 a 1970), também foi responsável pela mortandade de um grande contingente populacional, uma vez que nesse contexto o mundo estava interligado e que havia doenças que se desenvolveram em um continente acabaram se transformando em epidemias globais que afetaram outras partes do planeta, como foi o caso da gripe espanhola.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Pan-africanismo.

 

O trecho não fala sobre essa ideologia. O Pan-africanismo foi divulgado por pensadores do continente africano que pregava a união dos povos desse continente ligados pelos laços de dominação colonial. Tratou-se de uma reação ao colonialismo europeu e uma busca pela autonomia e independência do continente.

 

Letra B: Socialismo.

 

O trecho não aborda essa ideologia. O socialismo foi uma filosofia criada durante a era da industrialização como uma forma de defender os trabalhadores contra a exploração da classe burguesa.

 

Letra C: Nazismo.

 

O trecho não menciona essa ideologia. O nazismo foi uma ideologia difundida na Alemanha durante o governo de Hitler. Dentre as principais ideias estavam a supremacia da raça ariana, o militarismo, o culto ao líder, o antissemitismo, o antiliberalismo e a intervenção total do estado na sociedade.

 

Letra E: Isolacionismo.

 

Quando falamos que essas doenças mataram uma quantidade significativa de pessoas na Índia ou no Irã, ambos sob dominação inglesa, estamos abordando um processo onde as epidemias se tornaram globais em função da interligação entre as diversas partes do globo. Se houvesse um isolacionismo talvez não ocorresse a propagação dessas doenças.

   

Referência:

 

SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

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