Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A medida em que os Estados-nação eram formados, postos públicos e profissões da civilização progressista se multiplicavam, a educação escolar se tornava mais geral e, acima de tudo, a migração urbanizava populações rurais” (Eric Hobsbawm, A era dos impérios, 1875-1914, p. 158). A partir do texto supra é possível afirmar, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O nacionalismo não era manejável dentro da estrutura do liberalismo burguês, visto ser incompatível com ele.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que não está de acordo com o texto de Eric Hobsbawm. 

 

A) A consequência direta do Estado-nação e da cultura penetrando nas camadas do povo foi a modernização e a urbanização.

CORRETO. O texto menciona que com a formação dos Estados-nação, a educação se tornou mais geral e a migração urbanizou as populações rurais. Isso é uma clara indicação de um processo de modernização e urbanização.

 

B) O nacionalismo não era manejável dentro da estrutura do liberalismo burguês, visto ser incompatível com ele.

INCORRETO. O texto não faz qualquer menção à incompatibilidade entre o nacionalismo e o liberalismo burguês. É importante notar que, historicamente, o surgimento dos Estados-nação esteve em grande parte associado ao desenvolvimento do liberalismo burguês. O liberalismo defendia a liberdade individual, a propriedade privada e a livre concorrência, enquanto o nacionalismo, nesse contexto, era uma forma de unir as pessoas em torno de uma identidade comum, o que poderia fortalecer o Estado-nação. Portanto, eles não eram necessariamente incompatíveis.

 

C) Com o uso do nacionalismo e da uniformização houve uma aproximação maior entre o povo e os governantes.

CORRETO. O texto menciona que a formação dos Estados-nação, a educação mais geral e a urbanização das populações rurais foram fenômenos que, em conjunto, levaram a uma maior aproximação entre o povo e os governantes.

 

D) Com o advento do Estado-nação foi diminuída drasticamente a distância entre o povo e a nobreza.

CORRETO. Embora o texto não mencione especificamente a nobreza, a formação dos Estados-nação e a educação mais geral certamente contribuíram para diminuir a distância entre diferentes classes sociais, incluindo a nobreza e o povo.

 

E) A população melhor instruída participava do desenvolvimento do Estado o que gerava um sentimento de inclusão, formando a união entre a nação e o Estado.

CORRETO. O texto menciona que a educação se tornou mais geral com a formação dos Estados-nação, o que implica que a população estava melhor instruída. Isso, juntamente com a urbanização das populações rurais, teria contribuído para a participação do povo no desenvolvimento do Estado e para a formação da união entre a nação e o Estado.

 

Portanto, a alternativa que não está de acordo com o texto é a LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *