Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) o item que se segue.

 

A Índia foi o país mais afetado pelo imperialismo britânico, que procurou impor seu domínio militar e cultural de forma muito forte, tendo causado levantes como o dos Sipaios, que, posteriormente, inspiraram Mahatma Gandhi em sua luta pela independência.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) o item que se segue.

 
  • A Índia foi o país mais afetado pelo imperialismo britânico, que procurou impor seu domínio militar e cultural de forma muito forte, tendo causado levantes como o dos Sipaios, que, posteriormente, inspiraram Mahatma Gandhi em sua luta pela independência.

Desde sua unificação sob a coroa imperial da rainha Vitória, a Índia sempre foi considerada como a principal possessão colonial britânica, sendo comumente referida como a maior joia da Coroa. A estruturação da administração colonial passou tanto pela ostensiva força militar estacionada colônia quanto por uma série de medidas para o domínio cultural, que ia desde a imposição da língua inglesa até políticas de segregação social. Todo o espírito da administração colonial se baseava na imposição por vários modos do modelo de vida britânico à Índia, além das formas de controle econômico.

 

Ocorrida entre 1857 e 1858, a Guerra dos Sipaios (tratada pela historiografia indiana como Primeira Guerra de Independência) foi um levante indiano contra a administração britânica da Companhia das Índias Orientais. O patente crescimento do domínio britânico sobre o território indiano ao mesmo tempo em que as elites hindus iam sendo cooptadas e substituídas fez crescer um grande sentimento de contestação entre alguns indianos. Paralelamente, a administração britânica se arvorava numa série de preconceitos e de arrogância contra a população local, impondo seus valores e promovendo a ocidentalização da região. Os sipaios viam aquilo com grandes temores quanto à sua independência e se levantaram em armas contra a Companhia das Índias Orientais; mas foram derrotados e viram as últimas estruturas coloniais serem solapadas em prol da unificação indiana sob a Coroa britânica.

 

No entanto, a Guerra dos Sipaios foi a antítese da luta de libertação levada a cabo por Mahatma Gandhi noventa anos mais tarde. A campanha de Gandhi foi contrária ao uso da violência exatamente por reconhecer a superioridade de forças do Império Britânico. Para ele, a luta de libertação se daria pela desobediência civil e pela não-violência; isto é, a administração colonial deveria ser minada por atos de desobediência, e não derrubada pelo enfrentamento armado. Portanto, não se pode traçar um paralelo entre os dois episódios. Item ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *