A produção de um ou dois cultivos de exportação transformou-se em regra em 1935: cacau na Costa do Ouro, amendoim no Senegal e em Gâmbia, algodão no Sudão, café e algodão em Uganda, café e sisal na Tanzânia etc. O trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias, em certas partes da África, no início da Era Colonial.
BOAHEN, A. A. O legado do Colonialismo. Correio da Unesco, n. 7, jul. 1984 (adaptado).
Nos termos apresentados no texto, o Neocolonialismo europeu deixou o seguinte legado para as áreas ocupadas:
- A) Desconcentração da estrutura fundiária.
- B) Expropriação de direitos humanitários.
- C) Autossuficiência do mercado interno.
- D) Valorização de técnicas ancestrais.
- E) Autonomia do setor financeiro.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Expropriação de direitos humanitários.
Gabarito: ALTERNATIVA B
A produção de um ou dois cultivos de exportação transformou-se em regra em 1935: cacau na Costa do Ouro, amendoim no Senegal e em Gâmbia, algodão no Sudão, café e algodão em Uganda, café e sisal na Tanzânia etc. O trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias, em certas partes da África, no início da Era Colonial. BOAHEN, A. A. O legado do Colonialismo. Correio da Unesco, n. 7, jul. 1984 (adaptado).
- Nos termos apresentados no texto, o Neocolonialismo europeu deixou o seguinte legado para as áreas ocupadas:
Note bem o estudante o que se pede no enunciado: que se faça um esforço de interpretação de texto e se busque a alternativa que mais bem se adeque ao texto proposto no enunciado. Assim, observemos as alternativas propostas.
- a) Desconcentração da estrutura fundiária.
Não há nenhuma referência à estrutura fundiária no texto citado no enunciado. Pelo contrário, o modelo de colonização privilegiou a monocultura exportadora tendo por base o latifúndio. Ou seja, houve antes uma concentração da estrutura fundiária em decorrência da colonização, favorecendo os colonos para abastecer o comércio colonial. Alternativa errada.
- b) Expropriação de direitos humanitários.
A expropriação dos direitos humanos pode ser visto na seguinte passagem: "o trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias". Ou seja, direitos humanos sendo violados com o trabalho forçado e com a desestruturação das formas locais de cultivo, violando a segurança alimentar dessas populações. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Autossuficiência do mercado interno.
A produção colonial, como se vê no texto citado, era inteiramente voltada para o mercado externo. Ou seja, eram parte das estratégias comerciais das suas metrópoles, mesmo que isso significasse o colapso das redes tradicionais de trocas locais. Ou seja, o mercado interno das regiões colonizadas sofreria um colapso por conta da monocultura de exportação. Alternativa errada.
- d) Valorização de técnicas ancestrais.
Como explicado acima, a forma colonial de produção desestruturou inteiramente as formas locais de produção agrícola. Com isso, as técnicas ancestrais de cultivo também foram superadas em favor do modelo europeu voltado para a exportação. Alternativa errada.
- e) Autonomia do setor financeiro.
Não há nenhuma referência ao setor financeiro no texto citado. De toda forma, cumpre destacar que o desenvolvimento de qualquer rudimento de sistema financeiro estava inteiramente integrado com o espaço metropolitano. Ou seja, não há que se falar de uma autonomia do setor financeiro colonial, mas sim de um espaço de desenvolvimento das empresas metropolitanas. Alternativa errada.
Note o estudante que a alternativa correta é a única a ter uma relação clara com o texto citado no enunciado. Ou seja, era a única a que se encaixava no que pedia o enunciado. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário