Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito do contexto histórico mundial após a Revolução Francesa, julgue o item a seguir.

O neocolonialismo usava como justificativa ideológica para a conquista e a dominação da África, da Ásia e da Oceania teorias como o darwinismo e a ideia de superioridade racial.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Certo

 

O Neocolonialismo ou Imperialismo é o nome dado ao processo histórico ocorrido a partir da década de 1830 e com mais intensidade nas décadas seguintes onde as potências europeias, os EUA e o Japão buscaram conquistar territórios, bens, matérias-primas, mercados e mão de obra e elaboraram tentativas de imposição da cultura, da economia e da política do colonizador no continente africano e asiático.

 

O Imperialismo apresentou muitas justificativas. No campo ideológico, que é o que interessa para a questão foram utilizados argumentos e teorias derivadas das ciências, como o evolucionismo, que foi adaptado para explicar a desigualdade das raças humanas. Essas teorias eram interpretações distorcidas das sociedades humanas com base em aspectos biológicos, culturais e sociais. De acordo com esse modelo explicativo, a espécie humana era biologicamente única, mas havia grupos em diferentes estágios civilizatórios (socioculturais): os que viviam no estágio mais primitivo (considerados selvagens), os que estavam em estágios intermediários (denominados bárbaros) e os que faziam parte do estágio considerado mais evoluído (chamados civilizados). Essa ideia de civilização tinha como parâmetro a Europa ou os EUA.

 

As teorias utilizadas para justificar o imperialismo tinham o racismo como base. Apesar de condenar as misturas raciais, porém, os defensores dessas teorias afirmavam que as nações civilizadas deviam estar presentes entre as menos civilizadas para tutelá-las. Fortaleceu-se, dessa forma, um discurso em defesa da ideia de que levar a civilização para africanos e asiáticos, por exemplo, seria uma obrigação moral dos europeus, responsáveis por civilizar povos que eles consideravam atrasados. Defendia-se também a ideia de que as raças que os europeus consideravam inferiores deviam ser eliminadas ou dominadas em benefício das superiores.

   

Referência:

 

KARNAL, Leandro et al. Viver História. 8º ano. São Paulo: Moderna, 2022.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *