Ao final do século XIX os europeus haviam concluído a “Partilha da África”. Nesse contexto, apenas um Estado africano conseguiu manter-se independente. A influência simbólica desse país foi tão forte no continente, que as cores de sua bandeira foram adotadas por vários países africanos após a descolonização, bem como pelo movimento pan-africano.
O Estado em questão é:
- A) Ghana.
- B) Mali.
- C) Egito.
- D) Senegal.
- E) Etiópia.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Etiópia.
Gabarito: ALTERNATIVA E
- Ao final do século XIX os europeus haviam concluído a “Partilha da África”. Nesse contexto, apenas um Estado africano conseguiu manter-se independente. A influência simbólica desse país foi tão forte no continente, que as cores de sua bandeira foram adotadas por vários países africanos após a descolonização, bem como pelo movimento pan-africano.
Há erro gravíssimo e vício insanável na construção do enunciado. De fato, ao final do século XIX, parte significativa do território do continente africano estava sob controle; no entanto, havia três países fora de controle europeu no continente naquele momento: a Libéria, a Líbia e a Etiópia. A Líbia ainda cairia sob controle italiano em 1911 após vitória militar dos europeus sobre o Império Otomano; mas nem Libéria nem Etiópia têm suas raízes no imperialismo europeu, tendo conservado suas independências - ainda que a Etiópia tenha sido alvo de ações militares do imperialismo italiano.
De fato, é mais fácil associar a Etiópia a toda uma carga simbólica de resistência ao imperialismo e de pensamento pan-africanista. No entanto, o enunciado está apresentando informações flagrantemente equivocadas, o que é gravíssimo e inadmissível. Mas, ainda assim, observemos as alternativas propostas.
O Estado em questão é:
a) Ghana.
b) Mali.
c) Egito.
d) Senegal.
e) Etiópia.
De fato, entre os citados, a Etiópia foi o único território a não ser efetivamente colonizado na corrida imperialista europeia: Gana foi colônia britânica; Egito foi um protetorado britânico; Senegal e Mali foram colônias francesas. Ou seja, até seria possível, pragmaticamente, assinalar a única alternativa correta. No entanto, como apontado acima, o enunciado tem vício insanável, apresentando um erro absolutamente inaceitável. Desta forma, somos pela ANULAÇÃO da questão.
Nosso gabarito: ANULADO
Gabarito da banca: ALTERNATIVA E
Deixe um comentário