As potências europeias, para garantir matéria-prima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação. A divisão do continente africano foi consolidada através de um acordo realizado em 1885. Esse evento contou com a participação da Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha e foi executado na:
- A) Conferência de Bandung.
- B) Conferência de Munique.
- C) Conferência de Berlim.
- D) Conferência de Estocolmo.
- E) Conferência de Moscou.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Conferência de Berlim.
Gabarito: Letra C
Conferência de Berlim.
A partilha da África, a partir do final do século XIX, passou a cumprir uma nova etapa no processo de submissão do globo terrestre aos europeus, agora já numa fase capitalista e imperialista. Durante esse período, uma série de viagens exploratórias e de missionários religiosos adentraram o continente visando reconhecer o território e suas riquezas para serem apropriadas pelos países europeus.
O ponto alto da partilha do continente africano ocorreu com a Conferência de Berlim (1884-1885). Embora ela não tenha dividido a África entre as potências europeias, a reunião marcou o início de uma corrida para o continente que resultou no estabelecimento de acordos e tratados de limites e fronteiras entre os europeus, pois um dos princípios defendidos na Conferência foi o princípio da ocupação efetiva do território que assegurava a quem se instalasse e colonizasse uma determinada área do continente teria o direito garantido de posse.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Conferência de Bandung.
A Conferência de Bandung não foi uma reunião para promover a partilha do continente africano. Tratou-se de um encontro de países do continente africano e asiático que haviam se emancipado das antigas metrópoles e agora defendiam o mesmo para as nações que ainda se encontravam sob dominação metropolitana. Os participantes do evento repudiaram os pactos de defesa coletiva patrocinados pelas grandes potências, bem como a Guerra Fria, e enfatizaram a necessidade de apoio ao desenvolvimento econômico. A principal mensagem deixada pelos representantes das nações era a autodeterminação dos povos e direito à luta de libertação.
Letra B: Conferência de Munique.
A Conferência de Munique foi realizada imediatamente antes da Segunda Guerra e foi uma tentativa de conter os avanços expansionistas de Hitler e do governo nazista. Por essa reunião ficou acertada a anexação da região dos Sudetos pelos nazistas, que mais tarde se apropriaram do restante da Tchecoslováquia.
Letra D: Conferência de Estocolmo.
Foi uma reunião organizada pela ONU no ano de 1972 envolvendo diversos chefes de estados para debater e lançarem propostas sobre o meio ambiente e o clima.
Letra E: Conferência de Moscou.
Moscou foi sede de algumas reuniões ocorridas em meio aos combates da Segunda Guerra e contou com a participação de representantes dos EUA, Grã-Bretanha e URSS. A mais importante das reuniões aconteceu em 1943, quando foi decidida a manutenção da aliança EUA, Grã-Bretanha e URSS, a instalação de um tribunal internacional para julgar os crimes do III Reich e a criação de uma organização internacional para substituir a Liga das Nações.
Referências:
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
VISENTINI, Paulo Fagundes e PEREIRA, Analúcia Danilevicz. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776-1991): da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética. Brasília : FUNAG, 2012.
Deixe um comentário