Até 1880, em cerca de 80% do seu território, a África era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidades políticas de porte e natureza variados. No entanto, nos trinta anos seguintes, assistiu-se a uma transmutação extraordinária, para não dizer radical, dessa situação. Em 1914, com exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira estava submetida à dominação de potências europeias e dividida em colônias de dimensões diversas, mas de modo geral, muito mais extensas do que as formações políticas preexistentes e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma relação com elas.
Albert Adu Boahen. A África diante do desafio colonial. In: História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (editado por Albert Adu Boahen), 2.ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 3 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue.
O imperialismo estabeleceu novo paradigma de exploração colonial no continente africano, pautado a partir de então pela noção de ocupação efetiva e formalizado pela Conferência de Berlim.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
Até 1880, em cerca de 80% do seu território, a África era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidades políticas de porte e natureza variados. No entanto, nos trinta anos seguintes, assistiu-se a uma transmutação extraordinária, para não dizer radical, dessa situação. Em 1914, com exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira estava submetida à dominação de potências europeias e dividida em colônias de dimensões diversas, mas de modo geral, muito mais extensas do que as formações políticas preexistentes e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma relação com elas. Albert Adu Boahen. A África diante do desafio colonial. In: História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (editado por Albert Adu Boahen), 2.ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 3 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue.
- O imperialismo estabeleceu novo paradigma de exploração colonial no continente africano, pautado a partir de então pela noção de ocupação efetiva e formalizado pela Conferência de Berlim.
A corrida imperialista do século XIX lançou as grandes potências europeias num novo tipo de empreso colonial na África e na Ásia, segundo a qual era necessário desenvolver estruturas de controle e administração coloniais de fato. Isto é, era necessário que ocorresse a ocupação efetiva do território para consolidar a posição colonial sobre ele. A Conferência de Berlim dispôs, no capítulo VI de sua Ata Geral, que a posse efetiva e reconhecida internacionalmente de áreas na costa africana só poderia ser reclamada se houvesse ocupação efetiva do mesmo território previamente. Além disso, os mecanismos diplomáticos exigiam que a potência que promovesse tal ocupação deveria comunicá-la às demais signatárias da conferência.
O estudante precisa ter em mente que muitas das formas anteriores de colonização supunha antes o controle político das lideranças locais numa relação de exclusivo de comércio sob uma configuração militar dissuasória. O imperialismo do século XIX, por sua vez, exigia a ocupação efetiva com a organização burocrático-institucional da colônia. Item CORRETO.
Deixe um comentário