Atentando para FALCON e MOURA, observa-se que a expansão imperialista do fim do século XIX e início do século XX teve as seguintes modalidades de domínio colonial, EXCETO:
- A) os protetorados, onde o país colonizador assegurava a manutenção aparente da estrutura política e social preexistente, sendo o país colonizado apenas um "aliado" a receber ajuda da potência colonizadora.
- B) as áreas ou zonas de influência, em que o país colonizador garantia a proteção dos interesses de seus nacionais, preservando o estado preexistente e com ele negociando os privilégios especiais (tratados, convenções, etc) em detrimento dos demais competidores europeus.
- C) as colônias estratégicas, que refletiam ainda a preocupação dominante nos meios navais em fins do século XIX na obtenção de portos, ilhas e outros pequenos territórios capazes de assegurar o tráfego e a segurança do seu comércio marítimo, incluindo-se o abastecimento dos navios de guerra necessários à manutenção dos mercados conquistados.
- D) as colônias de povoamento e de exploração, diferenciadas das demais modalidades pela inexistência de matéria-prima e mercado consumidor no país colonizado, obrigando a potência colonizadora a efetivamente ocupar o território com a transferência maciça de mão-de-obra da metrópole para as "colônias".
- E) as colônias propriamente ditas, áreas em que o país colonizador dominava todos os setores das atividades políticas e econômicas do país colonizado.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) as colônias de povoamento e de exploração.
Essa modalidade de domínio colonial se caracteriza pela inexistência de matérias-primas e mercado consumidor no país colonizado, o que obriga a potência colonizadora a efetivamente ocupar o território com a transferência maciça de mão-de-obra da metrópole para as "colônias". Isso significa que a potência colonizadora assume o controle total sobre o país colonizado, ocupando o território e explorando seus recursos.
As outras opções não são corretas porque:
- A) os protetorados são uma modalidade de domínio colonial em que a potência colonizadora assegura a manutenção aparente da estrutura política e social preexistente no país colonizado, mas mantém o controle sobre os aspectos mais importantes.
- B) as áreas ou zonas de influência são regiões em que a potência colonizadora garante a proteção dos interesses de seus nacionais, preservando o estado preexistente e negociando privilégios especiais com o país colonizado.
- C) as colônias estratégicas são territórios que refletem a preocupação dominante nos meios navais em fins do século XIX, visando à obtenção de portos, ilhas e outros pequenos territórios capazes de assegurar o tráfego e a segurança do comércio marítimo.
- E) as colônias propriamente ditas são áreas em que a potência colonizadora domina todos os setores das atividades políticas e econômicas do país colonizado.
Portanto, a letra D) é a resposta correta porque as colônias de povoamento e de exploração se caracterizam pela inexistência de matérias-primas e mercado consumidor no país colonizado, o que obriga a potência colonizadora a efetivamente ocupar o território.
Deixe um comentário