Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica, moral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar”.
MÉRIGNHAC. Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y.
A luta contra a Metrópole (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense, 1981.
A definição de colonização apresentada no texto tinha a função ideológica de
- A) dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização.
- B) compensar o saque das riquezas mediante a educação formal dos colonos.
- C) formar uma identidade colonial mediante a recuperação de sua ancestralidade.
- D) reparar o atraso da Colônia mediante a incorporação dos hábitos da Metrópole.
- E) promover a elevação cultural da Colônia mediante a incorporação de tradições metropolitanas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização.
Gabarito: Letra A
Os europeus ocuparam os territórios na África graças a uma série de fatores:
- intensa atividade de missionários e exploradores que conheciam quase tudo sobre a África.
- avanço tecnológico que permitiu vencer as doenças que bloqueavam as suas entradas no século XV (malária)
- utilizar armas mais poderosas para render as resistências africanas.
Como ideologia da conquista estava a “missão civilizatória” do europeu que deixava seu continente natal para ir à África levar o progresso, cultura e toda a civilização branca para os povos mais “atrasados”, que precisavam de “luzes”, pois estavam nas trevas da ignorância.
A missão civilizatória deu respaldo à conquista dos recursos naturais do continente, da exploração da mão de obra africana e da ocupação territorial.
Enfim, uma verdadeira desculpa para o imperialismo europeu.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Não eram todos os colonos que tinham acesso à educação. Os filhos das elites coloniais poderiam estudar nos poucos colégios existentes no continente africano e depois completariam estudos mais avançados na Europa. Não se tratava de uma compensação, mas de uma forma de dominação também.
Letra C: Em muitas ocupações os europeus destruíram as práticas e culturas existentes, desagregando tradições e sociedades antigas, unindo povos que eram inimigos, ou seja, não respeitando a história que a África tinha. Além disso, a língua era um instrumento de dominação, uma vez que só a língua do colonizador poderia ser usada na colônia.
Letra D e E: Podem ser respondidas em conjunto, uma vez que os europeus podiam ter o discurso de levar à civilização aos africanos, mas de uma maneira que retornasse em benefício para as metrópoles. De nenhum modo queriam promover, reparar ou equiparar a colônia às práticas metropolitanas. Alguns países como Portugal e França dividiram a população africana entre os que poderiam ser assimilados para a Metrópole e os que não poderiam, reforçando a segregação no continente.
Resposta baseada nas fontes:
HERNANDEZ, Leila Leite. “Civilizados e Primitivos na constituição do sistema colonial africano”. In: A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008.
UZOIGWE, Godfrey. “Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral”. In: História Geral da África. Volume VII. Brasília: UNESCO, 2010.
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