Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue o próximo item.

 

Em razão do seu próprio passado colonial e do seu considerável mercado consumidor interno, os Estados Unidos da América abstiveram-se de participar da expansão colonial levada adiante pela maioria das grandes potências mundiais no último quarto do século XIX.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue o próximo item.

 
  • Em razão do seu próprio passado colonial e do seu considerável mercado consumidor interno, os Estados Unidos da América abstiveram-se de participar da expansão colonial levada adiante pela maioria das grandes potências mundiais no último quarto do século XIX.

O avaliador foi bastante habilidoso ao explorar o imperialismo americano do século XIX, que é muito menos discutido do que a formação dos impérios europeus na África e na Ásia no mesmo período. No entanto, no final daquele século, os Estados Unidos empreenderam um importante expansionismo tanto para o Pacífico quanto no Caribe. Em meados daquele século, a Marinha americana já empreendera as missões contra o Japão para forçar a abertura dos portos japoneses para o comércio internacional, num primeiro grande movimento de expansão para o Pacífico.

 

Em 1898, empreender-se-ia a Guerra Hispano-Americana, na qual os Estados Unidos expulsaram os espanhóis de suas possessões em Cuba, nas Filipinas e em Porto Rico, dando início às práticas de protetorado americano nessas três áreas. Ao mesmo tempo, foi empreendida a anexação de várias ilhas estratégicas no Pacífico, como o Havaí e a permanência das forças militares nas Filipinas.

 

Ainda podemos citar a compra do Alasca da Rússia em 1867 como parte desse movimento americano de expansão colonialista, que marcaria a política americana no final do século XIX. Portanto, o item está ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *