Com relação ao colonialismo europeu no século XIX, julgue (C ou E) o item que se segue.A Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, consagrou o princípio da ocupação declarada de áreas em litígio, garantindo a soberania ao país que ocupava o território.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
A Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 não é o marco inicial para a expansão europeia no continente africano.
Ela faz parte de um contexto já existente. Desde o fim do século XVIII, os europeus andavam “roendo” o continente africano através de viagens de exploradores e das ações dos missionários cristãos. Esse processo de penetração gradual da África passou a ser mais intenso em meados do século XIX. Em fins do mesmo século, as potências europeias correram para o continente para adquirir territórios. Essa corrida resultou na criação de reuniões entre os principais líderes europeus a fim de organizar o processo de ocupação do continente africano.
É nesse contexto que se insere a famosa conferência, convocada pelo chanceler alemão, Bismarck.
Dentre os objetivos da reunião estavam:
- garantir a livre navegação e comércio de rios que deságuam no Atlântico
- regulamentar as ocupações futuras do continente que seriam asseguradas com a assinatura de tratados entre os europeus e destes com os soberanos africanos
As ocupações dos territórios africanos pelos europeus seguiram o princípio de ocupação efetiva, com a necessidade das potências europeias construírem fortificações militares na localidade em que reclamavam o domínio.
Além disso, havia a necessidade de notificação da ocupação do território aos demais estados europeus para que houvesse a ratificação daquele território.
Portanto, qualquer área do continente poderia ser reivindicada como sua, desde que houvesse a ocupação efetiva e a notificação às demais potências.
Referências:
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
UZOIGWE, Godfrey. “Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral”. In: BOAHEN, Albert Adu. História Geral da África. Volume VII. A África sob domínio colonial (1880-1935). – Brasília : UNESCO, 2010.
Deixe um comentário