Com relação ao colonialismo europeu no século XIX, julgue ( C ou E) o item que se segue.A disputa entre Portugal e Bélgica pelas riquezas minerais de Angola exemplifica a influência determinante exercida pela corrida colonial sobre a política continental, com a qual se envolveram as potências europeias no período de 1871 a 1890.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
A região da bacia do Congo foi uma importante área disputada por Bélgica, Portugal, França, Inglaterra e Alemanha devido aos rios e às matérias-primas de extrema importância, como, os diamantes, o marfim e o grande contingente de mão de obra.
O rei belga, Leopoldo II, a partir de 1876 decidiu voltar seus interesses para o continente africano. Sob a fachada de uma associação criada para organizar viagens exploratórias e missionárias para o Congo, o rei buscou criar um território no qual pudesse extrair matérias-primas.
Os interesses do rei Leopoldo se chocaram principalmente com os interesses portugueses na região que planejavam criar uma grande colônia que ia do Atlântico ao Índico, projeto conhecido como “Mapa cor de Rosa” e que certamente envolveria territórios cobiçados pelo rei dos belgas.
Portanto, os interesses de Portugal e Bélgica sobre a bacia do Congo foram os pontos iniciais das disputas entre os países europeus, mas a partir de 1876, quando a Bélgica decide entrar na corrida colonial.
Referências:
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
UZOIGWE, Godfrey. “Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral”. In: BOAHEN, Albert Adu. História Geral da África. Volume VII. A África sob domínio colonial (1880-1935). Brasília : UNESCO, 2010.
Deixe um comentário