Considerando a história africana e suas relações com a Europa e a América, é incorreto afirmar que:
- A) a última região da África a manter contato com povos vindos de fora do continente foi a costa atlântica, a qual começou 8 ser explorada pelos navegadores portugueses a partir do inicio do século XV.
- B) o primeiro contato dos africanos escravizados com a religião católica se dava no Brasil, pois em território africano, cultuavam exclusivamente seus orixás. Desse modo, o ensino do catolicismo aos escravos era uma obrigação imposta pela Igreja aos senhores.
- C) entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil da região da África ocidental, os lroubás eram os mais numerosos, se concentrando principalmente na Bahia e Maranhão, mas também em Minas Gerais, onde tiveram papel de destaque nas atividades mineradoras.
- D) os hauçás eram islamizados, e a partir de Salvador, fizeram com que o Islã marcasse presença entre a população negra no Brasil do século XIX.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o primeiro contato dos africanos escravizados com a religião católica se dava no Brasil, pois em território africano, cultuavam exclusivamente seus orixás. Desse modo, o ensino do catolicismo aos escravos era uma obrigação imposta pela Igreja aos senhores.
A) a última região da África a manter contato com povos vindos de fora do continente foi a costa atlântica, a qual começou a ser explorada pelos navegadores portugueses a partir do inicio do século XV.
CORRETO. A costa atlântica da África foi a última a ser explorada pelos europeus, especificamente pelos portugueses, que começaram a navegar ao longo da costa no início do século XV. Eles estavam em busca de uma rota marítima para a Ásia, mas também encontraram uma fonte lucrativa de escravos e outros produtos africanos.
B) o primeiro contato dos africanos escravizados com a religião católica se dava no Brasil, pois em território africano, cultuavam exclusivamente seus orixás. Desse modo, o ensino do catolicismo aos escravos era uma obrigação imposta pela Igreja aos senhores.
INCORRETO. Essa afirmação é falsa por duas razões. Primeiro, é errado supor que todos os africanos escravizados eram exclusivamente adeptos de religiões tradicionais africanas. A África é um continente diverso, com uma variedade de crenças religiosas, incluindo o cristianismo, que estava presente em algumas regiões da África muito antes da chegada dos europeus. Segundo, a Igreja Católica não impôs a catequização dos escravos como uma obrigação aos senhores. Embora a Igreja tenha desempenhado um papel na justificação e legitimação da escravidão, ela não tinha uma política consistente ou unificada em relação à conversão dos escravos.
C) entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil da região da África ocidental, os Iroubás eram os mais numerosos, se concentrando principalmente na Bahia e Maranhão, mas também em Minas Gerais, onde tiveram papel de destaque nas atividades mineradoras.
CORRETO. Os Iroubás, também conhecidos como Yorubás, eram de fato uma das maiores populações africanas trazidas para o Brasil durante o comércio transatlântico de escravos. Eles desempenharam um papel importante nas atividades econômicas em várias regiões do Brasil, incluindo as atividades mineradoras em Minas Gerais.
D) os hauçás eram islamizados, e a partir de Salvador, fizeram com que o Islã marcasse presença entre a população negra no Brasil do século XIX.
CORRETO. Os hauçás, um grupo étnico da África Ocidental, eram de fato em grande parte muçulmanos, e sua presença no Brasil contribuiu para a disseminação do Islã entre a população negra, especialmente em Salvador, onde havia uma grande comunidade hauçá.
Portanto, a alternativa incorreta é a LETRA B.
Deixe um comentário