Considere o texto a seguir.
“O capitalismo não pode ser entendido meramente como um comércio de mercado, tampouco como um sistema de produção baseado em trabalho remunerado. O capitalismo também é um produto da imaginação. O desenvolvimento do capitalismo foi ao mesmo tempo um processo histórico, que originou novos mercados para o trabalho e bens de consumo, e um processo ideológico, que fez com que tais mercados parecessem “naturais”.
(BURBANK, Jane, COOPER, Frederick. Impérios. Uma nova visão da história universal. SP: Planeta, 2019. Pp. 290)
É correto afirmar que este texto
- A) prioriza uma interpretação economicista do processo histórico, destacando sua naturalização e desviando-se de uma leitura próxima ao materialismo histórico.
- B) conclui que o capitalismo não se reduz ao modo de produção em suas relações materiais, relativizando a influência das interpretações marxistas.
- C) enfatiza a linha que opõe as etapas do capitalismo comercial e do capitalismo industrial, concordando com uma interpretação liberal sobre o fenômeno.
- D) destaca a menor importância das relações materiais para a compreensão do fenômeno capitalista, reforçando os argumentos da interpretação marxista.
- E) aponta a pouca relevância do trabalho livre e assalariado para a configuração do capitalismo, concordando com a interpretação dualista.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) conclui que o capitalismo não se reduz ao modo de produção em suas relações materiais, relativizando a influência das interpretações marxistas.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a interpretação correta do texto.
A) prioriza uma interpretação economicista do processo histórico, destacando sua naturalização e desviando-se de uma leitura próxima ao materialismo histórico.
INCORRETO. O texto não prioriza uma interpretação economicista do processo histórico, mas sim critica essa visão. Ele afirma que o capitalismo não pode ser entendido meramente como um comércio de mercado ou como um sistema de produção baseado em trabalho remunerado. Além disso, o texto enfatiza que o capitalismo é um produto da imaginação e que a sua naturalização é parte de um processo ideológico. Portanto, a alternativa está errada.
B) conclui que o capitalismo não se reduz ao modo de produção em suas relações materiais, relativizando a influência das interpretações marxistas.
CORRETO. O texto afirma que o capitalismo não pode ser entendido apenas como um sistema de produção baseado em trabalho remunerado, o que seria uma interpretação marxista clássica. Além disso, ao afirmar que o capitalismo é um produto da imaginação e um processo ideológico, o texto está relativizando a importância das relações materiais e econômicas na compreensão do capitalismo, que são centrais para as interpretações marxistas. Portanto, a alternativa está correta.
C) enfatiza a linha que opõe as etapas do capitalismo comercial e do capitalismo industrial, concordando com uma interpretação liberal sobre o fenômeno.
INCORRETO. O texto não faz nenhuma menção a uma oposição entre as etapas do capitalismo comercial e do capitalismo industrial, nem concorda com uma interpretação liberal sobre o capitalismo. A alternativa está errada.
D) destaca a menor importância das relações materiais para a compreensão do fenômeno capitalista, reforçando os argumentos da interpretação marxista.
INCORRETO. O texto não destaca a menor importância das relações materiais para a compreensão do capitalismo. Pelo contrário, ele critica a visão que reduz o capitalismo a essas relações materiais. Além disso, ao afirmar que o capitalismo é um produto da imaginação e um processo ideológico, o texto está relativizando a importância das relações materiais e econômicas, que são centrais para as interpretações marxistas. Portanto, a alternativa está errada.
E) aponta a pouca relevância do trabalho livre e assalariado para a configuração do capitalismo, concordando com a interpretação dualista.
INCORRETO. O texto não concorda com a interpretação dualista do capitalismo. Ele afirma que o capitalismo não pode ser entendido apenas como um sistema de produção baseado em trabalho remunerado, mas isso não significa que o trabalho livre e assalariado tenha pouca relevância para a configuração do capitalismo. A alternativa está errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
Deixe um comentário