Considere os textos.
TEXTO II
No período da Expansão Marítima Europeia, muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas regiões. No continente existiam muitas tribos primitivas, havia guerras entre tribos diferentes e aquelas que saíam derrotadas se tornavam escravas das vencedoras (…) Devido ao neocolonialismo a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus (…) Essa divisão ocorreu em 1884-1885 na Conferência de Berlin que institui normas para a ocupação, onde as potências coloniais negociaram a divisão da África, propondo a não invadir áreas ocupadas por outras potências. No início da I Guerra Mundial, 90% das terras já estavam sob domínio da Europa. A partilha foi feita de maneira arbitrária (…)
África de ontem, África de hoje, resquícios de permanências?
Na atualidade, em países do continente africano, população convive com graves e constantes conflitos étnicos, que tem relação direta com o seu passado histórico. Constitui herança histórica que explica tal situação
- A) a ausência de governos legítimos e altos níveis de corrupção.
- B) a expansão das religiões islâmicas e cristã sobre as religiões nativas.
- C) o fim da ajuda humanitária advinda da Organização das Nações Unidas.
- D) a ocupação territorial desregrada sem considerar as fronteiras culturais ancestrais.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) a ocupação territorial desregrada sem considerar as fronteiras culturais ancestrais.
Essa resposta está correta porque o texto apresenta a história do imperialismo do século XIX e como a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. A Conferência de Berlim em 1884-1885 instituiu normas para a ocupação, onde as potências coloniais negociaram a divisão da África, propondo a não invasão de áreas ocupadas por outras potências.
A ocupação territorial desregrada sem considerar as fronteiras culturais ancestrais é um resquício do passado colonialista, que gerou conflitos étnicos e problemas territoriais até os dias de hoje. A falta de consideração pelas fronteiras culturais ancestrais resultou na criação de fronteiras artificiais que não respeitam a diversidade cultural e étnica da África.
Portanto, a alternativa D) é a mais adequada, pois descreve a ocupação territorial desregrada sem considerar as fronteiras culturais ancestrais, que é um dos principais problemas históricos e atuais da África.
Deixe um comentário