Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia os versos iniciais do poema The White Man’s Burden (O fardo do homem branco).

Take up the White Man’s burden
Send forth the best ye breed –
Go send your sons to exile
To serve your captives’ need
To wait in heavy harness
On fluttered folk and wild-
Your new-caught, sullen peoples,
Half devil and half child (…)
(Rudyard Kipling, Rudyard Kipling’s Verse. Disponível em

http://kiplingsociety.co.uk/poems_burden.htm. Acessado em 17/10/2016.)

O poema de Rudyard Kipling foi escrito em Londres, em 1898, após a estadia do autor nos EUA. Considerando-se o contexto do imperialismo do século XIX, o poeta expressa

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título “The White Man’s Burden”.

Gabarito: Letra A

 

a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título “The White Man’s Burden”.

 

O poema "O fardo do Homem branco" foi uma produção dentre as muitas do escritor Rudyard Kipling, defensor da ideologia missionária dos europeus em relação aos povos do continente africano e asiático.

 

Esse poema concede também aos EUA essa missão quase divina de levar a civilização aos lugares mais "atrasados". Produzido logo após a vitória dos EUA contra os espanhóis e a anexação das Filipinas como protetorado, o poema é uma apologia ao expansionismo estadunidense, que declara que a missão de levar à civilização tinha passado das mãos do Reino Unido para os EUA. Kipling defendia que os EUA deveria levar aos povos do Pacífico a religião cristã, a educação, a moral e o progresso material e econômico.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: o olhar caridoso em relação aos povos dominados no contexto do imperialismo do século XIX, como se observa no verso “half devil and half child”.

 

O trecho "hald devil and half child" (metade demônio, metade criança) não demonstra o olhar caridoso do poeta em relação aos povos dominados pelos europeus e estadunidenses. O trecho demonstra a visão comum à época de que esses povos pareciam estar na infância e assim precisavam de um responsável pelos seus cuidados. Mas há uma parte nessa criança que é perversa e que precisa da base religiosa para ser educada.

 

Letra C: uma crítica à visão da superioridade branca vigente durante a corrida imperialista do século XIX, ao enaltecer as características “folk and wild”.

 

Não se trata de uma crítica, mas uma confirmação da superioridade branca em relação ao povos considerados selvagens ("wild").

   

Letra D: a visão de que as famílias americanas não devem ser punidas pela política expansionista dos EUA, como se observa na recomendação “Go send your sons to exile”.

 

O trecho “Go send your sons to exile” (envie seus filhos para o exílio) é um apelo aos pais e familiares que permitam que seus filhos partam para outros locais a fim de levar o fardo do homem branco aos nativos, ou seja, levar a cultura, a religião e a dominação branca.

   

Referência:

 

DOMINGUES, Joelza Ester. “O fardo do Homem Branco”: exaltação do imperialismo. Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/o-fardo-do-homem-branco-exaltacao-do-imperialismo/ 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *