Muito pouco se sabe acerca do ocorrido nos bastidores da diplomacia europeia, capaz de informar propósitos e resultados das negociações que culminaram em um dos períodos mais violentos da época contemporânea. O que parece consensual, no entanto, foram os quatro principais motivos que levaram à realização da Conferência.
(Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à história contemporânea)
Entre os motivos para a realização da Conferência de Berlim, Hernandez apresenta
- A) a intenção dos Estados Unidos em obter espaços de exploração na África e a preocupação anglo-francesa com as recorrentes revoltas coloniais.
- B) a inquietação das potências imperialistas europeias com o recrudescimento do escravismo na África e o intento francês de emancipar os seus domínios coloniais.
- C) a preocupação francesa com a rápida expansão alemã na África e o interesse da Espanha em conquistar regiões sob o domínio britânico.
- D) a proposta britânica de articular economicamente a África e o projeto francês de redistribuir os domínios coloniais entre todas as nações europeias.
- E) o objetivo do rei Leopoldo II, da Bélgica, em fundar um império ultramarino na África, e a busca de Portugal pelos territórios que ligassem Angola a Moçambique.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o objetivo do rei Leopoldo II, da Bélgica, em fundar um império ultramarino na África, e a busca de Portugal pelos territórios que ligassem Angola a Moçambique.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Muito pouco se sabe acerca do ocorrido nos bastidores da diplomacia europeia, capaz de informar propósitos e resultados das negociações que culminaram em um dos períodos mais violentos da época contemporânea. O que parece consensual, no entanto, foram os quatro principais motivos que levaram à realização da Conferência. (Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à história contemporânea)
Entre os motivos para a realização da Conferência de Berlim, Hernandez apresenta
- a) a intenção dos Estados Unidos em obter espaços de exploração na África e a preocupação anglo-francesa com as recorrentes revoltas coloniais.
Convocada para discutir a situação colonial da bacia do rio Congo, a Conferência de Berlim reuniu apenas potências europeias. Ou seja, não faz sentido se falar da presença dos Estados Unidos na reunião. Por fim, há de se lembrar o estudante que o imperialismo americano se expressou no Pacífico, e não em colônias pela África. Alternativa errada.
- b) a inquietação das potências imperialistas europeias com o recrudescimento do escravismo na África e o intento francês de emancipar os seus domínios coloniais.
A Conferência de Berlim aconteceu em 1885, quando o tráfico negreiro no Atlântico já estava completamente esvaziado. Lembre-se o estudante que os Estados Unidos haviam encerrado a escravidão em 1864, enquanto o Brasil proibira o tráfico de escravos em 1850. Além disso, as colônias francesas na África só alcançariam a independência despois de intensa luta de libertação em meados do século XX. Alternativa errada.
- c) a preocupação francesa com a rápida expansão alemã na África e o interesse da Espanha em conquistar regiões sob o domínio britânico.
Ora, a Espanha era uma potência em franca decadência no final do século XIX, ao passo que o imperialismo britânico estava em todo seu esplendor. Ou seja, não seria possível à Espanha requerer qualquer fração de território colonial britânico na Conferência de Berlim. A Alemanha tinha, sim, pretensões imperialistas sobre a África, no entanto, era uma potência retardatária no processo e não chegava a rivalizar com França e Reino Unido. Alternativa errada.
- d) a proposta britânica de articular economicamente a África e o projeto francês de redistribuir os domínios coloniais entre todas as nações europeias.
A França era uma das duas principais potências coloniais na África, ao lado do Reino Unido; ou seja, não fazia parte dos seus interesses a redistribuição dos territórios africanos. Pelo contrário, interessava à França a confirmação das fronteiras coloniais existentes naquele último quarto do século XIX. Além disso, interessava ao Reino Unido manter o domínio econômico sobre suas colônias, e não a sua integração na economia internacional. Alternativa errada.
- e) o objetivo do rei Leopoldo II, da Bélgica, em fundar um império ultramarino na África, e a busca de Portugal pelos territórios que ligassem Angola a Moçambique.
Formalmente, a Conferência de Berlim foi convocada para discutir a situação da bacia do Rio Congo. A proposta portuguesa era de assumir o controle sobre o estuário do Congo ao mesmo tempo em que consolidaria suas colônias da Costa à Contra-costa; isto é, de Angola a Moçambique. Por sua vez, o rei belga se colocava como uma força de estabilização, criando uma zona tampão entre os impérios coloniais. A formação do Congo belga teria essa função central de isolar tensões na região do rio Congo, afastando fronteiras entre as experiências imperiais de França e Reino Unido. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário