Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Neste sentido, o ‘novo imperialismo’ foi o subproduto natural de uma economia internacional baseada na rivalidade entre várias economias industriais concorrentes, intensificada pela pressão econômica dos anos 1880.”

(HOBSBAWM, 1992. P. 101.)

O trecho anterior retrata um evento importante do século XX. NÃO há relação com tal evento:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) O protecionismo, a expansão do mercado, o nacionalismo e as rivalidades decorrentes de guerras de unificação levaram aos choques bélicos na Europa.

Gabarito: Letra D

 

O comércio produzia alta rentabilidade para os países europeus, pois a expansão ultramarina dos séculos XV e XVI descobriu novas rotas e fontes de exploração de matéria-prima.

   

A questão quer saber qual das opções NÃO guarda relações com o imperialismo.

 

É muito claro que a alternativa D fala de um processo histórico ocorrido anteriormente ao imperialismo dos séculos XIX e XX. De fato, entre os séculos XV e XVI houve a expansão do mundo europeu em direção aos continentes asiático, africano e americano, processo denominado de Grandes Navegações ou Expansões Marítimas.

 

Nesses mais de duzentos anos, o comércio foi o principal motor das economias europeias, proporcionando alta rentabilidade aos reinos que a partir da obtenção de matérias-primas de seus territórios no ultramar realizavam a venda desses artigos ou dos produtos derivados no mercado internacional conseguindo acumular capital para seus projetos econômicos.

 

Encontrando a incorreta vamos comentar as demais alternativas.

 

Letra A: Houve uma acirrada disputa entre as burguesias nacionais, que extrapolou o campo econômico.

 

O imperialismo pode ser entendido como uma acirrada disputa entre os estados nacionais. Nesse processo, quem também atuou como agente do imperialismo foram as burguesias dos países imperialistas que investiam capitais em áreas externas a fim de obterem lucros. O imperialismo foi um fenômeno que atuou não apenas no campo econômico, mas também no campo político, geográfico e cultural, pois houve a dominação dos territórios em outros continentes e a divulgação de ideologias do ocidente europeu para os continente africano e asiático.

 

Letra B: A crise de superprodução foi responsável pelos países industriais ampliarem os seus mercados e por conquistas fora do continente europeu.

 

A crise de superprodução do capitalismo ocorrida no começo década de 1870 levou os países industriais a buscarem mais mercados para os seus produtos que estavam estocados e sem consumidores. De modo que é possível dizer que o imperialismo também foi uma tentativa de solucionar o problema do consumo e do investimento de capitais fora da Europa.

 

Letra C: O protecionismo, a expansão do mercado, o nacionalismo e as rivalidades decorrentes de guerras de unificação levaram aos choques bélicos na Europa.

 

Essa alternativa aborda elementos que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial entre os estados industriais da Europa.

   

Referências:

 

KARNAL, Leandro et al. Viver história 8º ano. São Paulo: Moderna, 2022.

 

SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: FTD, 2018.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *