No que concerne ao domínio de potências coloniais na Ásia, no início do século XX, julgue (C ou E) o próximo item.A China, civilização milenar e até então com estrutura política própria, foi dividida em protetorados sob domínio das potências ocidentais, ficando o imperador com sua autoridade restrita a Pequim e arredores.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: Errada
A China é uma civilização bimilenar que contava com uma estrutura política própria sendo o imperador considerado o topo da pirâmide social e logo abaixo dele, os funcionários públicos do estado, os proprietários de terras e os camponeses.
Na segunda metade do século XIX, a China começou a ser cobiçada pelas potências ocidentais, principalmente, Inglaterra, Rússia, França, EUA e o Japão. A abertura do mercado consumidor chinês ocorreu após as guerras do ópio que tiveram como consequência a abertura de diversos portos chineses ao livre comércio, a circulação de mercadorias ocidentais, a permissão para que estrangeiros pudessem adquirir terras no país, dentre outras concessões.
A partir de 1880, ingleses, russos, franceses e japoneses investem mais agressivamente sobre o estado imperial chinês, conquistando territórios e na década de 1890 estabelecem áreas de influência sobre o império chinês.
Portanto, a China continuava a ser um estado governado por um imperador, mas seu território estava dividido em áreas de influência para cada potência imperialista.
Referência:
FILHO, Daniel Aarão Reis. A Revolução Chinesa. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.
Deixe um comentário