Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que concerne ao domínio de potências coloniais na Ásia, no início do século XX, julgue (C ou E) o próximo item.A tentativa de modernização promovida pela imperatriz Tsenhi, na Reforma dos Cem Dias, gerou tensões que provocaram sua deposição, tendo a Revolução de 1911, que proclamou a República, posto fim à dinastia Manchu na China.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

 

Gabarito: Errado

  

A questão apresenta os seguintes erros:

 

1 - a imperatriz Tsen-Hi (Cixi) não foi deposta pelas tensões da Reforma dos Cem Dias.

 

2 - a imperatriz Tsen-Hi (Cixi) não foi deposta pela Revolução de 1911

 

3 - a Revolução de 1911 não pôs fim à dinastia Manchu

   

O ano de 1898 é um marco na história imperial chinesa, pois é o momento em que o estado chinês sob a liderança da imperatriz-viúva Tsenhi (Cixi) e do imperador Guangxu sentiram a necessidade de empreender reformas, principalmente no sistema educacional.

 

Porém, um grupo de funcionários públicos de baixo escalão organizou um movimento para aprofundar essas reformas e inclusive conquistar o poder na China. Esse episódio ficou conhecido como Reforma dos Cem Dias e era organizado por Kang Youwei. Dentre as medidas buscava:

 
  • criar uma assembleia de letrados (Conselho Consultor)
  • reformar o sistema de exames
  • construir e estradas, portos e outros meios de transportes e comunicações
  • iniciar o processo de industrialização
  • abolir das tradições que inferiorizavam as mulheres
  • introduzir o conceito de nação como o principal aspecto da lealdade do povo.
 

Os conservadores do sistema imperial, comandados pela imperatriz regente Tsenhi (Cixi), interpretaram essas reformas como o fim do sistema dinástico e uma possível política de submissão aos ocidentais. Tratava-se de um golpe para retirar o imperador e a imperatriz viúva do poder. 

 

A imperatriz sobreviveu a essa tentativa de golpe conhecida por “Reforma dos Cem dias”. Ela faleceu em 1908, antes da Revolução de 1911, que depôs o último governante da dinastia Qing, de origem étnica Manchu.

 

Então, para recapitular:

  

A tentativa de modernização promovida pela imperatriz Tsen-hi começou a ser esboçada a partir de 1898, mas houve outras propostas de modernização pensadas por funcionários públicos de baixo escalão governamental que desembocaram na Reforma dos Cem Dias. Há uma discussão sobre esse episódio como sendo uma tentativa de modernizar a China nos moldes ocidentais ou uma conspiração para derrubar o imperador e a imperatriz. Descoberto como um golpe, a imperatriz mandou prender os líderes do movimento. Governou o país até 1908, ano da sua morte. 

 

Em 1911, a Revolução Nacionalista de Sun Yat-Sen derrubou o último governante da dinastia Qing. A revolução instalou a república pondo fim a séculos de domínio imperial da etnia Manchu. 

   

Referências:

 

CHANG, Jung. A imperatriz de ferro: a concubina que criou a China moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

 

FILHO, Daniel Aarão Reis. A Revolução Chinesa. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.

 

POMAR, Wladimir. A Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003.

  
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *