Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que concerne ao domínio de potências coloniais na Ásia, no início do século XX, julgue (C ou E) o próximo item.O Japão preservou sua independência ao promover modernização de grande envergadura, assimilando métodos e costumes ocidentais.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Certo

  

A segunda metade do século XIX é marcada pela entrada dos países ocidentais na busca por mercados consumidores de produtos industrializados. 

 

O extremo oriente não escapou dessa corrida imperialista, tendo como alvos a China e o Japão. As relações do Japão com as potências ocidentais começou em 1853, quando os EUA forçaram a abertura dos portos japoneses sob a ameaça de bombardeamento. O resultado foi a assinatura de um tratado garantindo o livre-comércio nos portos japoneses.

 

Desse episódio em diante, as elites nipônicas procuraram evitar que a nação sucumbisse ao colonialismo ocidental, tal como estava ocorrendo com a China. Para tanto, desencadearam uma revolução modernizadora a partir de 1868, a Revolução Meiji.

 

O Japão iniciou um processo de transformação de uma “idade medieval para uma era industrial”, adotando reformas que eliminaram a descentralização política que favoreciam os nobres guerreiros e entregando o poder nas mãos do imperador. Houve uma política para dotar o país de uma indústria moderna, nos padrões ocidentais, copiando as técnicas ocidentais e preservando a identidade cultural, nacional e histórica do povo japonês.

 

O sistema financeiro foi reorganizado (a nova moeda, o yen, foi instituída em 1871 e o Banco do Japão e 1882), estradas de ferro são construídas e as primeiras grandes fábricas são inauguradas (siderúrgicas, estaleiros navais, tecelagem, etc.).

 

Devido a uma grande adesão nacional aos objetivos econômicos e militares do Governo Meiji, o Japão rapidamente se apresenta como uma potência asiática e, depois, mundial. 

 

Em pouco tempo o país se apresentaria como um rival ao mundo ocidental através de uma agressiva política de expansão regional, primeiro combatendo a China e depois travando uma guerra contra os russos entre 1904 e 1905, com a vitória japonesa. 

  

Referências:

  

HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital (1848-1875). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

 

VISENTINI, Paulo Fagundes e PEREIRA, Analúcia Danilevicz. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776-1991) : da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética. Brasília : FUNAG, 2012.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *