Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século  XIX  e início do século XX, julgue (  C  ou E) o item subsequente. Os indirect rules, forma de ocupação territorial anglo-francesa na Ásia e na África, constituíram o modelo hegemônico de expansão imperialista europeia nas denominadas áreas periféricas.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.
 

  • Os indirect rules, forma de ocupação territorial anglo-francesa na Ásia e na África, constituíram o modelo hegemônico de expansão imperialista europeia nas denominadas áreas periféricas.

O item é bastante frágil e não impõe dificuldades maiores após se entender o que eram os "indirect rules" no imperialismo sobre África e Ásia. Tratava-se de uma maneira de administração do império colonial sem a instituição de governos locais com controle direto da metrópole, mas fazendo das elites locais formas de governos clientes com o poder metropolitano. Ou seja, valendo-se de estruturas políticas anteriormente existentes nos territórios colonizados, os impérios coloniais garantiam amplo acesso e importante controle sobre a região sem, no entanto, concretizar os esforços do estabelecimento de uma administração colonial propriamente dita.

 

Ao final do século XIX, este modelo era bastante comum dentro do Império Britânico, contando com oficiais britânicos atuando sobre líderes tradicionais para garantir a obediência sob o controle indireto. Os casos mais expressivos seriam as áreas aliadas na Índia e a administração da Nigéria; no entanto, isso não pode ser confundido como um modelo absolutamente dominante nem mesmo no caso inglês, que mantinha importantes áreas sob sua administração direta, como seus territórios na Índia e o Quênia.

 

O caso francês, por sua vez, seria o exemplo por excelência do estabelecimento de controle colonial direto como modelo de colonização. Haveria poucas exceções em favor do "indirect rule", sendo que a padronização colonial e a centralização administrativa eram marcas importantes do caso francês. Na África Ocidental, por exemplo, os franceses sequer estabeleceriam unidades menores, mantendo grandes territórios sob uma única administração; bem como seriam extremamente intervencionistas na Argélia e na Indochina. Portanto, item ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *