Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.Ao contrário do que aparentava, o imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, foi uma continuação histórica de processo anterior, que, já em curso na história do Atlântico Sul desde os tempos do mercantilismo, permitia a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

 

O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.

  • Ao contrário do que aparentava, o imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, foi uma continuação histórica de processo anterior, que, já em curso na história do Atlântico Sul desde os tempos do mercantilismo, permitia a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias.

É completamente equivocado se equiparar os dois processos: o surto imperialista do século XIX sobre Ásia e África e a colonização da América entre os séculos XV e XVII. Quando da colonização das Américas, de fato, prevalecia o mercantilismo, suas práticas protecionistas baseadas na plantation (ou seja, monocultura agroexportadora baseada no latifúndio e na escravidão) e no metalismo. Além disso, as possibilidades de controle administrativo das monarquias absolutas sobre as áreas colonizadas eram relativamente restritas por conta das limitações tecnológicas do período. Não por acaso, o Império Espanhol nas Américas era subdividido em vice-reinados, que, na prática, acabavam por ter uma mobilidade expressiva dentro do enquadramento do Antigo Regime.

 

Quando da colonização afro-asiática do século XIX, as potências europeias viviam um momento completamente distinto. O triunfo industrial e a ascensão burguesa mudaram radicalmente o pensamento econômico, estabelecendo um capitalismo muito mais dinâmico e sofisticado do que o mercantilismo. Por exemplo, tinha-se a clareza sobre a necessidade de expansão da mão de obra assalariada como forma de gerar um mercado consumidor para os novos produtos, o que, entre outros motivos, levou o Reino Unido, mais importante império colonial do período, a encampar uma vigorosa campanha de combate à escravidão e ao tráfico de escravos. Além disso, ainda que a exploração de recursos naturais fosse, de fato, um fator importante nessa fase imperialista, há de se observar também que os espaços coloniais também eram vistos como uma possibilidade de transbordamento de capitais metropolitanos para investimentos produtivos.

 

Por fim, cumpre destacar que as possibilidades tecnológicas do século XIX e do início do século XX eram incomparavelmente mais amplas daquelas disponíveis à época da colonização da América do Sul. Ou seja, as formas administrativas desses novos impérios eram muito mais robustas e complexas, inclusive permitindo intromissões mais expressivas na organização da vida colonial como um todo. Portanto, item ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *