O conjunto de inovações técnicas advindas do processo de industrialização propiciou as sociedades da época uma nova dinâmica que ficou conhecida como a Segunda Revolução Industrial.
Sobre a concentração do capital, juntamente com a concentração industrial, relacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1 – HOLDINGS.
2 – TRUSTES.
3 – CARTÉIS.
COLUNA II
( ) São grandes empresas independentes, produtoras de mercadorias de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência, estabelecendo divisão de mercados e definição de preços.
( ) São grandes empresas financeiras que controlam vastos complexos industriais, sendo proprietárias da maior parte de suas ações.
( ) São companhias que absorvem seus concorrentes ou estabelecem acordos entre si, monopolizando a produção de certas mercadorias, determinando os preços dominando o mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A) 3 1 2.
- B) 1 2 3.
- C) 2 3 1.
- D) 3 2 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 3 1 2.
Gabarito: Letra A
A sequência correta é: 3, 1 e 2.
Durante a Segunda Revolução Industrial houve uma tendência à concentração de empresas, onde os grandes complexos industriais passaram a dominar o mercado eliminando as pequenas e médias empresas.
Segundo Aquino, essa concentração ocorreu de duas formas: a vertical e a horizontal.
Na concentração vertical ocorre a fusão de empresas em uma única, com o objetivo de concentrar todas as fases da produção, desde a obtenção da matéria-prima até a venda do produto. Os trustes e as holdings são exemplos de concentrações verticais. Os trustes são grandes companhias que absorvem seus concorrentes ou estabelecem acordos entre si, monopolizando a produção de certas mercadorias, determinando seus preços e dominando o mercado. As holdings correspondem a grandes empresas financeiras que controlam vastos complexos industriais, a partir da posse da maior parte de suas ações.
A concentração horizontal consiste na manutenção de um controle da fase final da produção, através de uma associação de produtores, objetivando evitar uma competição danosa aos interesses individuais e ao mesmo tempo para pressionar o mercado a fim de obter maiores lucros. Os cartéis são exemplos de concentração horizontal.
Colocando isso em uma tabela ficaria desse jeito:
Referência:
AQUINO, Rubim Santos Leão et al. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Editora ao livro técnico, 1978.
Deixe um comentário