O ensino sobre o Imperialismo europeu no continente africano costuma dar ênfase às pressões, opressões e conquistas dos invasores. Todavia, é importante destacar que existiram movimentos de resistência dos africanos contra o Imperialismo no século XIX como
- A) Revolta dos Mau-Mau.
- B) Revolta Kaocen.
- C) Revolta de Caprivi.
- D) Rebelião Ashanti.
- E) Rebelião Maji Maji.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Rebelião Ashanti.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o movimento de resistência dos africanos contra o Imperialismo no século XIX.
A) Revolta dos Mau-Mau.
INCORRETO. A Revolta dos Mau-Mau ocorreu no Quênia, na África, mas não foi no século XIX. Ela aconteceu na década de 1950, durante o período de descolonização africana, e foi uma resistência contra o domínio britânico. Portanto, esta alternativa está incorreta por conta da datação errada.
B) Revolta Kaocen.
INCORRETO. A Revolta Kaocen ocorreu no Níger, na África, mas novamente, não foi no século XIX. Este levante aconteceu em 1916 e 1917 contra o domínio francês na região do Aïr. Assim como a alternativa anterior, esta também está incorreta por conta da datação errada.
C) Revolta de Caprivi.
INCORRETO. A Revolta de Caprivi aconteceu na Namíbia, na África, mas não foi no século XIX. Ela ocorreu em 1999, quando o grupo separatista Caprivi Liberation Army (CLA) declarou a independência da região de Caprivi do restante da Namíbia. Portanto, esta alternativa também está incorreta por conta da datação errada.
D) Rebelião Ashanti.
CORRETO. A Rebelião Ashanti, também conhecida como a Guerra Anglo-Ashanti, aconteceu na África Ocidental, no atual Gana, no século XIX. Foram várias guerras de resistência do povo Ashanti contra a expansão britânica em seu território. Portanto, esta alternativa está correta.
E) Rebelião Maji Maji.
INCORRETO. A Rebelião Maji Maji ocorreu na África Oriental Alemã, atual Tanzânia, mas não foi no século XIX. Este levante aconteceu entre 1905 e 1907 contra o domínio colonial alemão. Assim como as alternativas A, B e C, esta também está incorreta por conta da datação errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
Deixe um comentário