“O êxito espetacular do exército japonês (na base do alistamento obrigatório) contra a China em 1894-1895 e da marinha contra a Rússia czarista em 1905, e mais a anexação de Taiwan (1895) e da Coreia (1910), todos propagandeados através das escolas e da imprensa, foram de imensa valia para criar a impressão geral de que a oligarquia conservadora era uma representante autêntica da nação, enquanto os japoneses começavam a se imaginar membros dela”.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. P.144.
O fragmento acima descreve eventos históricos relacionados ao imperialismo nacionalista japonês. Marque a alternativa CORRETA que apresenta os dois fatores constituintes desse nacionalismo.
- A) O projeto expansionista e o já consolidado sentimento nacional.
- B) A inspiração no nacionalismo russo e a força dos grupos dominantes apoiados pelo nacionalismo popular.
- C) A força da oligarquia progressista-expansionista e a aliança com a aristocracia agrária.
- D) A força do nacionalismo popular e a aliança com a casa imperial.
- E) A longa herança isolacionista e a força do modelo nacional oficial.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A longa herança isolacionista e a força do modelo nacional oficial.
Gabarito: ALTERNATIVA E
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. P.144.
O fragmento acima descreve eventos históricos relacionados ao imperialismo nacionalista japonês. Marque a alternativa CORRETA que apresenta os dois fatores constituintes desse nacionalismo.
a) O projeto expansionista e o já consolidado sentimento nacional.
Como fica muito claro no fragmento de texto citado no início do enunciado, havia um grande projeto expansionista associado ao nacionalismo japonês, que se mostraria especialmente dramático na primeira metade do século XX. Essa noção de superioridade japonesa sobre os demais povos servia de mote para um forte esforço imperialista, uma vez que justificava para que fossem subjugados povos pelo Pacífico e pelo Extremo Oriente. No entanto, esse mesmo excerto é muito claro ao falar que houve toda uma construção de sentimento nacional sob a liderança de oligarquias muito fortalecidas com o esforço de modernização do país. As massas, por sua vez, foram alvo de grande propaganda nacionalista para que fosse criado um sentimento nacional capaz de unir toda a população no projeto imperialista. Logo, não faz sentido se falar em um já consolidado sentimento nacional no período abordado, uma vez que criar tal sentimento foi parte do projeto imperialista para conseguir unir o país num único discurso de grandeza. Alternativa errada.
b) A inspiração no nacionalismo russo e a força dos grupos dominantes apoiados pelo nacionalismo popular.
Ora, todo esforço nacionalista é necessariamente autóctone, já que tem por base uma noção de superioridade de uma nacionalidade sobre os demais povos. A ofensiva militar contra o Império Russo em 1905 marcaria essa profunda diferença entre os dois povos; ou seja, não faz sentido se pensar que a experiência russa era uma fonte de inspiração para o projeto japonês. A segunda parte da alternativa é um tanto quanto imprecisa, mas há de se observar que a formação do nacionalismo japonês, conforme diz o excerto citado no enunciado, deu-se verticalmente, partindo de oligarquias conservadoras para mobilizar, por meio de propaganda, as grandes massas - ou seja, há uma inversão das relações básicas na alternativa. Alternativa errada.
c) A força da oligarquia progressista-expansionista e a aliança com a aristocracia agrária.
Ora, o texto citado no enunciado é muito claro ao dizer que a oligarquia que controlava o processo de conformação do imperialismo japonês era de corte conservador, e não de perfil progressista; ainda que os conservadores fossem, sim, comprometidos com o expansionismo. Por sua vez, a aristocracia agrária havia sido desarticulada no Japão durante as reformas da segunda metade do século XIX, principalmente por conta da Era Meiji. Ou seja, tratava-se de uma força decadente durante o período que temos em tela, uma vez que o poder central do imperador havia sido fortalecido. Alternativa errada.
d) A força do nacionalismo popular e a aliança com a casa imperial.
A casa imperial era, de fato, o epicentro do sistema político japonês desde o último quarto do século XIX, quando o Era Meiji consolidou as principais capacidades em torno do imperador. No entanto, conforme já explicado, a formação de um nacionalismo popular foi decorrente dos esforços de construção de um imperialismo japonês, e não sua causa. Alternativa errada.
e) A longa herança isolacionista e a força do modelo nacional oficial.
Na década de 1860, o Japão foi forçado a um processo de abertura de relações comerciais com todo o mundo depois de setecentos anos de vigor do xogunato, espécie de organização feudal japonesa com grande atomização do poder em favor dos samurais. Sob o regime dos xoguns, o Japão adotou uma política isolacionista bastante severa, mas, em meados do século XIX, o Extremo Oriente estava sendo forçado à abertura comercial por potências ocidentais, como foi o caso da China atacada militarmente por Inglaterra e França. Com a aproximação da esquadra americana, decidiu o imperador japonesa por iniciar um processo de abertura para evitar uma agressão armada, o que levaria a um colapso generalizado do xogunato. Com isso, a Era Meiji abria o país todo para a modernização ao mesmo tempo em que implodia decisivamente as bases dos poderes locais, fazendo com que o imperador ganhasse força. No entanto, os séculos de isolacionismo criaram uma certa herança cultural comum para o país ao mesmo tempo em que o grande esforço de modernização dava um novo dinamismo a esse mesmo país. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário