O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação na Ásia pelas potências européias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, visando a ampliação do crescimento econômico aliado ao consumismo.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que a expansão imperialista
- A) se deu por meios pacíficos, já que os povos asiáticos e africanos não tinham uma tradição guerreira e não ofereceram resistência à penetração européia em seus países.
- B) se deu com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e cultural dos europeus sobre os povos conquistados considerados racialmente inferiores.
- C) surgiu da necessidade da desocupação populacional européia que ameaçava a estabilidade social.
- D) encontrou dificuldades para se concretizar, em virtude das lutas internas entre os povos africanos e asiáticos, em que os dirigentes entregavam o poder às nações européias em troca de benefícios econômicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) se deu com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e cultural dos europeus sobre os povos conquistados considerados racialmente inferiores.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Assim sendo, é CORRETO afirmar que a expansão imperialista
- a) se deu por meios pacíficos, já que os povos asiáticos e africanos não tinham uma tradição guerreira e não ofereceram resistência à penetração européia em seus países.
A alternativa é bastante absurda, uma vez que a "tradição guerreira" existia por toda África e por toda Ásia - a guerra, afinal, não é exclusividade europeia. Mas cumpre destacar que os meios de conquista da África e da Ásia foram bastante violentas e exigiram a derrota militar de muitos povos. Ainda que, em alguns processos, a colonização tenha se dado por conquista administrativa, não se pode descartar o aumento do poder militar europeu contra os povos africanos e asiáticos, que não tinham possibilidade de manter uma resistência muito prolongada. Alternativa errada.
- b) se deu com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e cultural dos europeus sobre os povos conquistados considerados racialmente inferiores.
O pensamento esboçado na alternaitva faz referência ao chamado "fardo do homem branco" e foi muito influente na Europa do período. Segundo essa linha interpretativa, as sociedades industriais europeias representavam o mais elevado nível de desenvolvimento jamais experimentado, bem como a sociedade europeia, de uma maneira geral, significava o mais fino desenvolvimento humano. Além disso, entendia-se que as sociedades se desenvolviam em etapas sucessivas, teleologiamente organizadas, nas quais o mundo europeu deveria representar a plena maturidade da espécie, enquanto as sociedades encontradas na África e na Ásia seriam algo como a infância da espécie humana. Consequentemente, para o imperialismo, isso significava que caberia o direito de tutela sobre aqueles povos como uma forma de exportar o desenvolvimento e os valores fundamentais da civilização. Trata-se, óbvio, de uma compreensão extremamente racista e eurocêntrica do mundo e da espécie humana como um todo. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) surgiu da necessidade da desocupação populacional européia que ameaçava a estabilidade social.
No período, a Europa vivia a Segunda Revolução Industrial e o desemprego não era uma questão muito relevante. As massas urbanas estavam sendo absorvidas pela indústria. Portanto, não faz sentido se falar em "desocupação populacional europeia". Alternativa errada.
- d) encontrou dificuldades para se concretizar, em virtude das lutas internas entre os povos africanos e asiáticos, em que os dirigentes entregavam o poder às nações européias em troca de benefícios econômicos.
Pelo contrário, as disputas locais pelo poder foram incentivadas pelas potências europeias como forma de enfraquecer as formas de resistência ao avanço da colonização. Essas lutas internas impediam uma organização mais sólida de resistência contra o imperialismo europeu e acabaram por drenar recursos decisivos desses povos de maneira a não poderem se opor de fato contra o triunfo europeu. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário