Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Imperialismo, um dos principais processos iniciado no século XIX, teve repercussões profundas em vários continentes, principalmente na Ásia e África.


Acerca das origens, aspectos e principais conseqüências desse processo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O Brasil, depois da independência em 1822, tornou-se um dos principais países patrocinadores do Imperialismo. Isso ocorreu devido à aliança com Grã-Bretanha e EUA. Tal fato explica as várias colônias que o Brasil criou na América Central (Guiana e Cisplatina) e África (Angola e Moçambique).

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

O Imperialismo, um dos principais processos iniciado no século XIX, teve repercussões profundas em vários continentes, principalmente na Ásia e África.


Acerca das origens, aspectos e principais conseqüências desse processo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) Vítima da exploração desenfreada de seus recursos, a África, apesar da independência de seus países, ainda se ressente do passado colonial. Muitos estados desse continente ainda figuram entre os que possuem os piores indicadores sociais e econômicos do mundo.

A alternativa não impõe muitas dificuldades ao candidato. O passado colonial da África deixou marcas profundas na realidade desses países mesmo após a independência. A exploração colonial desarticulou formas locais de organização social e impôs um sistema de exploração de riquezas, mas isso veio desacompanhado de um programa de desenvolvimento local sério e sistematizado. Quando das independências múltiplas, esses novos Estados se viram sem um aparato estatal organizado e com economias altamente dependentes de suas antigas metrópoles. Os dez piores índices de desenvolvimento humano se concentram na África. Sem erros na alternativa.

 
  • b) A China foi invadida, humilhada e perdeu sua autonomia e parte de seu território no século XIX. Na segunda metade do século XX recuperou sua força e poder e é na atualidade um exemplo de crescimento econômico acelerado, apesar dos graves problemas que o país herdou do passado.

O império chinês experimentou um importante declínio no século XIX, quando foi agredido por potências ocidentais em busca de novos mercados. A abertura forçada de portos chineses para o comércio com o Ocidente se deu por meio das armas, o que incluiu as duas guerras do ópio. Partes dos seus territórios como Macau e Hong Kong foram anexadas por potências europeias após os enfrentamentos militares. No início do século XX, ainda seria alvo do expansionismo japonês, que imporia duras derrotas aos chineses e praticaria horrores ao longo da Segunda Guerra Mundial. Com a conclusão da Revolução Chinesa na década de 1940, o país entraria no seu período comunista, que passaria a ter um importante crescimento industrial e comercial a partir da década de 1970. Experimentando um crescimento econômico muito acelerado no final do século XX e no início do atual século, a China ascenderia como uma das grandes potências contemporâneas, ainda que enfrente dificuldades domésticas importantes, como a miséria nos interiores rurais do país e um complexo processo de concentração de renda. Sem erros na alternativa.

 
  • c) A Índia foi uma das principais colônias britânicas durante o processo imperialista. Desde 1947 tornou-se independente e é um dos mais importantes países em desenvolvimento da atualidade.

Chamada de joia da Coroa do império britânico, a Índia foi a chave fundamental para o desenvolvimento do imperialismo europeu do século XIX. A historiografia costuma associar a coração da rainha Vitória como imperatriz das Índias como o marco inicial do imperialismo. Epicentro da estratégia geopolítica e comercial britânica, a Índia se tornaria independente depois de um longo processo de resistência civil em 1947, outro importante marco na história das independências múltiplas do século XX. Contemporaneamente, a Índia, apesar de gravíssimas contradições socioeconômicas, emergiu como uma importante força econômica do Sul global, estabelecendo-se como um mercado dinâmico e como polo de exportações de alta tecnologia. Sem erros na alternativa.

 
  • d) O Brasil, depois da independência em 1822, tornou-se um dos principais países patrocinadores do Imperialismo. Isso ocorreu devido à aliança com Grã-Bretanha e EUA. Tal fato explica as várias colônias que o Brasil criou na América Central (Guiana e Cisplatina) e África (Angola e Moçambique).

A alternativa é completamente despropositada. Em primeiro lugar, Guiana e Cisplatina (Uruguai) ficam na América do Sul. Em 1822, a província da Cisplatina era parte do território da América portuguesa e o novo país tentaria manter o controle sobre a região. No entanto, os dois levantes ocorridos na Cisplatina culminariam com a independência uruguaia. Angola e Moçambique continuariam sendo colônias portuguesas até 1975 e jamais passaram perto de ser colônias brasileiras. Inclusive, era uma das cláusulas do tratado de reconhecimento português da independência brasileira o compromisso do Brasil em não incentivar a independência de outras áreas do império português. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

  

Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *