O período entre 1870 e 1914 caracterizou-se por importantes mudanças na história mundial. A esse respeito, julgue o item a seguir.
No final do século XIX, o Japão tornou-se uma potência colonialista, como o demonstra a Primeira Guerra Sino-Japonesa.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
O período entre 1870 e 1914 caracterizou-se por importantes mudanças na história mundial. A esse respeito, julgue o item a seguir.
No final do século XIX, o Japão tornou-se uma potência colonialista, como o demonstra a Primeira Guerra Sino-Japonesa.
No final do século XIX, o Japão já havia passado pelo seu primeiro grande impulso de modernização da Era Meiji, imperador que abriu o país-arquipélago para as trocas culturais, comerciais e políticas com as potências mundiais. Um dos objetivos fundamentais de Meiji era fazer do Japão uma potência mundial, projetando-o para um longo plano de modernização e de crescimento econômico. O processo vivido pelo Japão incluiu desde reformas profundas que aboliram o seu sistema feudal até a criação de universidades modernas e a adoção do parlamentarismo. Se o candidato tiver em mente todo esse processo maior que o Japão viveu na segunda metade do século XIX, ficará mais fácil de solucionar um item de dificuldade bastante elevada como este.
Todo o processo de modernização da Era Meiji foi desencadeado pela pressão militar dos Estados Unidos e dos europeus pela abertura do Japão ao comércio internacional. Naquele momento, o imperador japonês assumiu que o caminho a ser trilhado pelo país seria a adesão ao capitalismo ocidental, mas com um processo de inserção controlado e interpretado pelo Japão. Tratava-se, portanto, de uma maneira de garantir uma inserção autônoma no sistema internacional, ainda que aceitando muitas das regras já estabelecidas.
Neste contexto, Meiji observou o processo de intervenções imperialistas na Ásia como uma janela de manter uma inserção ativa ao mesmo tempo em que superava as dificuldades de limitações territoriais inerentes ao Japão. A sorte da China vinha sendo discutida por britânicos, franceses, alemães e americanos, ávidos pela abertura do mercado consumidor chinês e pelo acesso às matérias-prima exóticas. Participar da ofensiva imperialista europeia contra a China também significaria adentrar ao consórcio internacional das potências coloniais. E o primeiro grande e ostensivo passo nesse sentido foi a Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894-1895), quando Meiji declarou guerra à China. Com a vitória, os japoneses avançaram sobre alguns territórios na região da Península Coreana e em Taiwan, consagrando sua posição de importante ator político e militar na região. Portanto, o item está CORRETO.
Deixe um comentário