Continua após a publicidade..
[…] o surgimento dos movimentos operários ou, de maneira mais geral, da política democrática teve uma relação nítida com o surgimento do “novo imperialismo”. A partir do momento em que o grande imperialista Cecil Rhodes observou em 1895 que, para evitar a guerra civil, era preciso se tornar imperialista, a maioria dos observadores se conscientizou do assim chamado “imperialismo social” […]
(Eric J. Hobsbawm, A era dos impérios)
Para Hobsbawm, o “imperialismo social” deve ser entendido como
- A) a política de expansão econômica europeia baseada na introdução de atividades industriais em regiões de outros continentes, como a América e a Ásia.
- B) a tentativa de usar a expansão imperial com o intuito de diminuir o descontentamento interno por meio de avanço econômico ou reforma social, entre outras maneiras.
- C) a opção das potências europeias em contribuir com a autonomia política, econômica e tecnológica de espaços coloniais africanos e asiáticos.
- D) a ideologia das classes médias das nações desenvolvidas, que defendia um intercâmbio entre os trabalhadores metropolitanos e coloniais.
- E) a concepção de que os ganhos dos trabalhadores das nações industrializadas precisavam ser repassados para os trabalhadores dos espaços coloniais.
Resposta:
Bad gateway Error code 502
Visit cloudflare.com for more information.
2024-09-18 15:34:15 UTC
What happened?
The web server reported a bad gateway error.
What can I do?
Please try again in a few minutes.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário