Texto
Oração Pela Libertação da África do Sul
Gilberto Gil
Se o rei Zulu já não pode andar nu
Se o rei Zulu já não pode andar nu
Salve a batina do bispo Tutu
Salve a batina do bispo Tutu
Ó, Deus do céu da África do sul
Do céu azul da África do sul
Tornai vermelho todo sangue azul
Tornai vermelho todo sangue azul
Já que vermelho tem sido todo
sangue derramado
Todo corpo, todo irmão, chicoteado, iô
Senhor da selva africana, irmã da selva americana
Nossa selva brasileira de Tupã
Senhor, irmão do Tupã, fazei
Com que o chicote seja por fim pendurado
Revogai da intolerância a lei
Devolvei o chão a quem do chão foi criado
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/gilberto-gil>. Acesso em: jan. 2021.
O conflito entre concepções e Estados opressores e a luta pela liberdade é uma constante na história das sociedades humanas, como se identifica
- A) na imposição de valores culturais ocidentais sobre as sociedades africanas, no processo de colonização imperialista e na releitura destes valores como forma de resistência e de luta no processo de descolonização, o que pode ser identificado nos versos Se o rei Zulu já não pode andar nu / Salve a batina do bispo Tutu.
- B) nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa, simbolizadas pelas cores azul, vermelha e branca, fundamentando os princípios do Congresso de Viena e da independência das colônias africanas, o que pode ser identificado nos versos Ó, Deus do céu da África do sul / Do céu azul da África do sul / Tornai vermelho todo sangue azul.
- C) na Revolta da Chibata e na Revolta da Vacina contra a permanência da utilização de castigos físicos e na ausência de remuneração monetária dos camponeses e operários das nascentes indústrias brasileiras, durante a Primeira República, o que pode ser identificado nos versos Já que vermelho tem sido todo sangue derramado / Todo corpo, todo irmão, chicoteado, iô.
- D) no surgimento de movimentos marxistas armados na América Latina e na África, que possibilitaram a ascensão ao poder de governos de esquerda como os de Hugo Chávez na Venezuela e de Nelson Mandela na África do Sul, o que pode ser identificado nos versos Senhor da selva africana, irmã da selva americana / Nossa selva brasileira de Tupã.
- E) na luta pela reforma agrária, através de movimentos que extinguiram o latifúndio, como na adoção da Lei de Terras no Brasil Imperial e nos treze anos dos governos do PT, contribuindo para o desaparecimento do MST, o que pode ser identificado nos versos Revogai da intolerância a lei / Devolvei o chão a quem do chão foi criado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) na imposição de valores culturais ocidentais sobre as sociedades africanas, no processo de colonização imperialista e na releitura destes valores como forma de resistência e de luta no processo de descolonização, o que pode ser identificado nos versos Se o rei Zulu já não pode andar nu / Salve a batina do bispo Tutu.
Gabarito: ALTERNATIVA A
O conflito entre concepções e Estados opressores e a luta pela liberdade é uma constante na história das sociedades humanas, como se identifica
- a) na imposição de valores culturais ocidentais sobre as sociedades africanas, no processo de colonização imperialista e na releitura destes valores como forma de resistência e de luta no processo de descolonização, o que pode ser identificado nos versos Se o rei Zulu já não pode andar nu / Salve a batina do bispo Tutu.
De fato, o processo de colonização do século XIX foi seguido da imposição de valores europeus às sociedades colonizadas. Ocorre que o pensamento esboçado na alternativa faz referência ao chamado "fardo do homem branco" e foi muito influente na Europa do período. Segundo essa linha interpretativa, as sociedades industriais europeias representavam o mais elevado nível de desenvolvimento jamais experimentado, bem como a sociedade europeia de uma maneira geral, significava o mais fino desenvolvimento humano. Além disso, entendia-se que as sociedades se desenvolviam em etapas sucessivas, teleologiamente organizadas, nas quais o mundo europeu deveria representar a plena maturidade da espécie, enquanto as sociedades encontradas na África e na Ásia seriam algo como a infância da espécie humana. Consequentemente, para o imperialismo, isso significava que caberia o direito de tutela sobre aqueles povos como uma forma de exportar o desenvolvimento e os valores fundamentais da civilização. Trata-se, óbvio, de uma compreensão extremamente racista e eurocêntrica do mundo e da espécie humana como um todo. Isso explica o verso "o rei Zulu já não pode andar nu". O verso seguinte, porém, faz referência ao arcebispo anglicano Desmond Tutu, que foi uma das mais importantes lideranças sul-africanas na luta contra o apartheid. Por isso, a referência ao bispo Tutu como nova forma de resistência aos ecos da colonização na África do Sul. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa, simbolizadas pelas cores azul, vermelha e branca, fundamentando os princípios do Congresso de Viena e da independência das colônias africanas, o que pode ser identificado nos versos Ó, Deus do céu da África do sul / Do céu azul da África do sul / Tornai vermelho todo sangue azul.
A alternativa é bastante confusa, mas está invariavelmente errada. O Congresso de Viena (1815) foi convocado para reorganizar a Europa depois do período napoleônico. Tratava-se de um espírito profundamente reacionário, que via nos lemas da Revolução Francesa um risco grande à ordem legítima, que era aquela do Antigo Regime na Europa. Portanto, não faz sentido se falar que as ideias revolucionárias de 1789 foram o esteio para as discussões de Viena em 1815. Além disso, o período das independências afro-asiáticas está concentrado entre as décadas 1940 e 1970; ou seja, muito distante dos eventos associados. Alternativa errada.
- c) na Revolta da Chibata e na Revolta da Vacina contra a permanência da utilização de castigos físicos e na ausência de remuneração monetária dos camponeses e operários das nascentes indústrias brasileiras, durante a Primeira República, o que pode ser identificado nos versos Já que vermelho tem sido todo sangue derramado / Todo corpo, todo irmão, chicoteado, iô.
A Revolta dos Marinheiros de 1910 (também conhecida como Revolta da Chibata) foi um levante de quatro dias ocorrido em novembro daquele ano sob a liderança de João Cândido. Naquele momento, a Marinha estava sendo modernizada ao mesmo tempo em que mantinha práticas de disciplina e de controle sobre os subalternos bastante atrasadas. Na prática, isso implicava em restringir a participação negra aos postos mais baixos da hierarquia ao mesmo tempo em que essa mesma hierarquia permitia que os oficiais (praticamente todos brancos) pudessem usar de castigos físicos contra os subalternos mesmo para transgressões leves. O plano dos amotinados foi assumir o controle dos dois modernos couraçados recém-adquiridos pela Marinha além de algumas outras embarcações centrais para o funcionamento da Força. Com os marinheiros no controle dos navios sem a possibilidade de resposta violenta livre grandes prejuízos para o Estado, o governo foi forçado a negociar e o Parlamento agiu para aprovar leis que flexibilizassem as relações entre os marinheiros negros e a Marinha e que proibiam o açoite como medida disciplinar. Ainda que os revoltosos tenham sido anistiados num primeiro momento, acabaram sendo perseguidos e expulsos da carreira militar nos meses seguintes. Em 1904, o Rio de Janeiro estava vivendo as suas grandes reformas urbanísticas e sanitárias sob o comando do prefeito Pereira Passos. Por um lado, havia o plano da modernização e do embelezamento à europeia de toda a capital da República, abrindo largas avenidas e transformando a arquitetura do Rio de Janeiro. Por outro, havia um esforço de sanitização urbana, combatendo doenças endêmicas e enfrentando grandes desafios de saneamento básico e de higienização. No entanto, ao fundo de todas essas medidas, estava uma série de políticas públicas de baixíssima sensibilidade social, fazendo com que as classes menos favorecidas sofressem parte significativa das perdas e das perseguições em meio às reformas. Para a abertura das novas avenidas no antigo centro carioca, foram demolidos prédios que serviam de cortiços aos mais pobres, bem como se perseguia abertamente o entretenimento popular em nome da moralidade pública da capital. Consequentemente, uma grande massa de desvalidos foi condenada à repressão policial e a um gravíssimo achatamento da qualidade de vida: excluídos para subúrbios distantes, vendo o custo de vida disparar e sentindo a criminalização do seu cotidiano. As insatisfações sociais com as reformas chegavam a patamares explosivos sem que fosse dada qualquer forma de atenção mais séria. Em 1904, sob a orientação de Oswaldo Cruz, seria lançada a vacinação obrigatória contra a varíola, doença endêmica que afetava gravemente a cidade. Sem nenhuma forma de comunicação efetiva com a população, a campanha foi lançada sobre os mais pobres com a rotineira violência policial, impondo a vacinação e abrindo espaço para toda sorte de hipóteses conspiratórias depois de tantos abusos contra essa mesma população. Temendo a vacinação, a população se amotinou num movimento espontâneo e altamente explosivo, levando a capital ao caos social por dias. Alternativa errada.
- d) no surgimento de movimentos marxistas armados na América Latina e na África, que possibilitaram a ascensão ao poder de governos de esquerda como os de Hugo Chávez na Venezuela e de Nelson Mandela na África do Sul, o que pode ser identificado nos versos Senhor da selva africana, irmã da selva americana / Nossa selva brasileira de Tupã.
Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1999 por meio de eleições livres ao mesmo tempo em que o país optava por um processo constituinte. Já o caso sul-africano ficaria marcado pela luta pacífica de Nelson Mandela e de Desmond Tutu contra o regime do apartheid. Nelson Mandela foi um dos principais nomes da luta contra o regime segregacionista na África do Sul, motivo que o levou à cadeia por quase trinta anos. Sua proposta central era a resistência pacífica, incitando manifestações populares e a luta legal nos tribunais para defender negros enquadrados nas leis segregacionistas. Ao ser libertado, propôs um processo de união nacional a partir do fim do apartheid. Consequentemente, consolidou-se como a principal força política da África do Sul e seria o primeiro presidente negro do país, tendo sido democraticamente eleito em 1994. Alternativa errada.
- e) na luta pela reforma agrária, através de movimentos que extinguiram o latifúndio, como na adoção da Lei de Terras no Brasil Imperial e nos treze anos dos governos do PT, contribuindo para o desaparecimento do MST, o que pode ser identificado nos versos Revogai da intolerância a lei / Devolvei o chão a quem do chão foi criado.
O MST continua sendo um movimento social ativo mesmo após os governos do Partido dos Trabalhadores. Ainda que alguns esforços tenham sido feitos no sentido de dar função social à terra no período, há de se observar que o país ainda segue muito distante de um processo real de reforma agrária. Editada em 1850 para reformar a estrutura fundiária brasileira, a Lei de Terras foi um marco importantíssimo no caminho do fortalecimento dos latifúndios na longa jornada agro-fundiária brasileira. A partir da sua promulgação, o Estado brasileiro levava a proteção da propriedade privado para um novo momento, já que só eram reconhecidas e válidas aquelas propriedades que dispusessem de registros cartoriais, cujos custos eram impeditivos para a grande maioria da população brasileira. Até então, a ocupação efetiva de terras devolutas era o suficiente para assegurar a posse, permitindo que as pequenas lavouras, que eram praticamente desconectadas das redes comerciais baseadas no dinheiro, sobrevivessem dentro de certa legalidade sem que passassem pelos ritos de formalização. A partir da Lei de Terras, esses proprietários que baseavam sua vida econômica na troca de mercadorias se viam obrigados a pagar em dinheiro pesadas taxas cartoriais para formalizarem suas propriedades, que passavam para a ilegalidade sem os devidos registros em escrituras. Na prática, isto significava que apenas os grandes proprietários, por estarem conectados com os grandes fluxos de comércio formal (ou seja, por terem reservas monetárias), pudessem realizar a transição para o regime cartorial e registrar suas propriedades. Desta forma, o novo momento de proteção da propriedade privada passou por etapas que fragilizaram ao extremo os pequenos proprietários, que dependeram da "proteção" dos latifundiários para manter a posse de suas terras. Isto é, o latifúndio já estabelecido acabou por aglutinar as pequenas propriedades que não tinham condições de realizar a transição. Consequentemente, também foi aumentada a dificuldade de acesso à propriedade rural pelos novos camponeses, uma vez que foi estabelecido um sistema rígido com pouco diálogo com a realidade da pequena lavoura brasileira. Paralelamente, aumentava-se o poder das elites locais sobre os pequenos proprietários, que passavam a lhes dever ainda mais obediência por conta dos "favores" feitos para assegurar as terras - o apadrinhamento político-econômico. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
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