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Tomai o fardo do Homem Branco Envia teus melhores filhos Vão, condenem seus filhos ao exílio Para servirem aos seus cativos; Para esperar, com arreios Com agitadores e selváticos Seus cativos, servos obstinados, Metade demônio, metade criança.

Rudyard Kipling. O fardo do homem branco, 1899.

O poema apresentado, de 1899, demonstra parte do pensamento imperialista e neocolonialista. Considerando as palavras do poema no contexto do período histórico em que ele foi escrito, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Os países europeus buscaram dominar os territórios asiáticos e africanos, fosse pela invasão, fosse pela criação de zonas de influência.

Gabarito: LETRA C.

 

A questão aborda o contexto imperialista e neocolonialista, em que as grandes potências buscavam subordinar política, econômica e/ou socialmente nações sobretudo da Ásia e da África. Nesse sentido, o poema abordado retoma o "fardo do homem branco", mito propagado pelas metrópoles a fim de legitimar as suas ações colonialistas, justificando que o homem branco deveria levar a civilização, o progresso e o desenvolvimento aos povos inferiores, selvagens, "metade demônio, metade criança". Sob essa perspectiva, vamos analisar cada alternativa para identificar a correta.

 

a) O fardo do homem branco europeu era levar a democracia e o autogoverno para a África e a Ásia.

 

INCORRETO. Na verdade, o fardo do homem branco refere-se mais a uma visão paternalista do imperialismo, que considerava os povos colonizados como incapazes de se governar e, portanto, necessitados da orientação dos europeus.

b) A presença dos europeus na Ásia resumia-se a investigar o darwinismo social, que colocava os brancos como servos das demais raças.

 

INCORRETO. O darwinismo social não colocava os brancos como servos das demais raças, mas sim como superiores e mais aptos a governar, logo, eram responsáveis por guiar e civilizar os povos colonizados.

c) Os países europeus buscaram dominar os territórios asiáticos e africanos, fosse pela invasão, fosse pela criação de zonas de influência.

 

CORRETO. O próprio poema reflete a mentalidade imperialista e neocolonialista europeia, que buscava dominar os territórios da África e da Ásia, seja por meio da invasão direta, seja pela criação de zonas de influência.

d) Os africanos aceitaram sem resistência a presença do colonizador branco, adotando o modelo civilizatório europeu.

 

INCORRETO. Os africanos não aceitaram passivamente a presença do colonizador branco, mas promoveram inúmeras resistências e revoltas contra o domínio europeu em todo o continente, demonstrando que não aceitavam o modelo civilizatório imposto pelos europeus.

 

e) O homem colonizador, por impor sua cultura, era considerado um ser maléfico, caracterizado no poema como “Metade demônio”.

 

INCORRETO. A expressão "Metade demônio" no poema não se refere ao homem colonizador como uma figura maléfica, mas sim aos "servos selváticos" (os povos colonizados).

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