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“Assim sendo, a sensação de superioridade que uniu os brancos ocidentais — ricos, classe média e pobres — não se deveu apenas ao fato de todos eles desfrutarem de privilégios de governante, sobretudo quando efetivamente estavam nas colônias. Em Dacar ou Mombaça, o mais modesto funcionário era um amo e era aceito como gentleman por pessoas que nem teriam notado sua existência em Paris ou Londres…”                                                                                                                      (Hobsbawm, 1988.) “Quando estiverdes entre os chineses”… diz [o Imperador da Alemanha], “lembrai que sois a vanguarda da Cristandade”, diz ele, “e atravessai com vossas baionetas todo odioso  infiel de marfim que virdes”, diz ele. “Fazei‐os compreender o que significa a nossa  civilização ocidental…”                                                             (Hobsbawm, 1988.) Ao analisar os dois trechos, tendo em vista o contexto e a ideologia que permeou o processo neocolonialista do século XIX, é possível inferir corretamente que são

“Assim sendo, a sensação de superioridade que uniu os brancos ocidentais — ricos, classe média e pobres — não se
deveu apenas ao fato de todos eles desfrutarem de privilégios de governante, sobretudo quando efetivamente estavam
nas colônias. Em Dacar ou Mombaça, o mais modesto funcionário era um amo e era aceito como gentleman por
pessoas que nem teriam notado sua existência em Paris ou Londres…”                                                                                                                      

(Hobsbawm, 1988.)

“Quando estiverdes entre os chineses”… diz [o Imperador da Alemanha], “lembrai que sois a vanguarda da Cristandade”,
diz ele, “e atravessai com vossas baionetas todo odioso  infiel de marfim que virdes”, diz ele. “Fazei‐os compreender o
que significa a nossa  civilização ocidental…”                                                             

(Hobsbawm, 1988.)

Ao analisar os dois trechos, tendo em vista o contexto e a ideologia que permeou o processo neocolonialista do
século XIX, é possível inferir corretamente que são

Resposta:

A alternativa correta é A)

Ao analisar os dois trechos apresentados, fica evidente que ambos refletem a ideologia que sustentou o neocolonialismo no século XIX. O primeiro trecho destaca a sensação de superioridade dos brancos ocidentais, independentemente de sua posição social, quando inseridos no contexto colonial. Mesmo os indivíduos de origem humilde eram elevados a uma condição de "amos" nas colônias, algo que não ocorreria em suas sociedades de origem. Já o segundo trecho, atribuído ao Imperador da Alemanha, reforça a noção de uma missão civilizatória, na qual a violência era justificada como um meio de impor os valores ocidentais sobre outros povos.

Esses dois excertos são complementares, pois ambos expressam a mentalidade imperialista da época. O primeiro demonstra como a hierarquia racial e cultural era utilizada para unir os europeus, enquanto o segundo exemplifica a justificativa ideológica para a dominação e a violência colonial. Ambos funcionam como símbolos do Imperialismo, seja pela afirmação de superioridade, seja pela defesa da expansão da "civilização ocidental" como um dever sagrado. Portanto, a alternativa correta é a A), que reconhece a complementaridade dos trechos como representações da ideologia neocolonialista.

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