Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“… Nós conquistamos a África pelas armas… temos direito de nos glorificarmos, pois após ter destruído a pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma vergonha para a Europa inteira, agora temos outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás…” A partir da citação anterior, analise as afirmativas: I. Os europeus em geral classificavam os povos que viviam no continente africano, asiático e em outros continentes como primitivos para justificar a ocupação territorial e a submissão que utilizavam. II. A ideia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a política imperialista. III. Para os europeus, civilizar consistia em povoar e partilhar a cultura com os povos de outros continentes, assim desenvolveram a origem da globalização.IV. Uma das preocupações dos estados nacionais europeus era justificar a ocupação dos territórios, apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas. Estão corretas apenas as afirmativas: 

“… Nós conquistamos a África pelas armas… temos direito de nos glorificarmos, pois após ter destruído a
pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma vergonha para a Europa inteira, agora temos
outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás
…”

A partir da citação anterior, analise as afirmativas: 

I. Os europeus em geral classificavam os povos que viviam no continente africano, asiático e em outros continentes
como primitivos para justificar a ocupação territorial e a submissão que utilizavam.

II. A ideia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a
política imperialista. 

III. Para os europeus, civilizar consistia em povoar e partilhar a cultura com os povos de outros continentes, assim
desenvolveram a origem da globalização.

IV. Uma das preocupações dos estados nacionais europeus era justificar a ocupação dos territórios, apresentando os
melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

Resposta:

A alternativa correta é C)

A citação apresentada reflete o discurso colonialista europeu do século XIX, que buscava justificar a dominação sobre outros povos através de uma suposta missão civilizatória. Analisando as afirmativas, podemos compreender melhor esse contexto histórico.

Afirmativa I: Correta. Os europeus frequentemente classificavam os povos não europeus como primitivos ou atrasados, criando uma narrativa que legitimava a ocupação territorial e a submissão desses povos. Essa visão etnocêntrica servia como justificativa moral para o imperialismo.

Afirmativa II: Correta. O discurso da "missão civilizatória" era um elemento central na retórica imperialista. Os europeus apresentavam-se como portadores do progresso e da civilização para povos considerados bárbaros, ocultando assim os interesses econômicos e geopolíticos por trás da expansão colonial.

Afirmativa III: Incorreta. Embora os europeus falassem em partilhar cultura, na prática a "civilização" que impunham era unilateral e frequentemente destrutiva para as culturas locais. Além disso, associar esse processo à origem da globalização é um anacronismo, pois o conceito de globalização como o entendemos hoje surgiu muito posteriormente.

Afirmativa IV: Correta. Os estados europeus realmente buscavam justificar a ocupação territorial destacando supostos benefícios materiais que trariam às populações nativas, como infraestrutura, tecnologia e organização social europeia, embora na prática esses "benefícios" servissem principalmente aos interesses colonizadores.

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV, correspondendo à alternativa C) do gabarito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *