Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O texto abaixo se refere aos “instrumentos e modalidades coloniais” inerentes ao imperialismo na África, Ásia e América. A penetração colonial se fez de diferentes maneiras. Em certos casos, o reconhecimento da região era feito através de expedições científicas, religiosas e paramilitares, ao que se seguia o estabelecimento de companhias concessionárias e depois (ou simultaneamente) o estabelecimento da soberania político-administrativa do Estado colonizador. Em outros casos, a expedição militar abria caminho para o estabelecimento da exploração econômica ou ia juntamente com ela. (MOURA, Gerson; FALCON, Francisco. A Formação do Mundo Contemporâneo. RJ: Campus, 1989. p. 87) Quanto a uma correta nomenclatura dos autores para os instrumentos coloniais, relacione a COLUNA A com a COLUNA B e em seguida assinale a alternativa correta de cima para baixo. COLUNA A 1 – Áreas ou Zonas de influência 2 – Colônias estratégicas 3 – Colônias propriamente ditas 4 – Protetorados COLUNA B ( ) áreas em que o domínio da metrópole colonizadora é exercido em todos os setores e níveis da atividade econômica, se subdivide em colônias de enraizamento ou povoamento e colônias de enquadramento. ( ) o país colonizador assegura a manutenção aparente da estrutura política e social pré-existente, como se o país colonizado fosse apenas um aliado “protegido” e ajudado pelo país colonizador, que se faz representar por intermédio de um ministro residente ou seu equivalente. ( ) a potência colonizadora reserva para seus nacionais áreas em que os mesmos possam atuar sob a proteção de privilégios especiais em detrimento dos possíveis competidores europeus; o Estado pré-existente é conservado e com ele são negociados os tratados e convenções necessários. ( ) muito em voga no século XIX, se referem à obtenção de portos, ilhas e outros pequenos territórios capazes de servir ao abastecimento de frotas de guerra e navios mercantes ou de entrepostos comerciais, ou mesmo de simples ponto de apoio para as comunicações telegráficas.

O texto abaixo se refere aos “instrumentos e modalidades coloniais” inerentes ao imperialismo na África, Ásia e América.

A penetração colonial se fez de diferentes maneiras. Em certos casos, o reconhecimento da região era feito através de expedições científicas, religiosas e paramilitares, ao que se seguia o estabelecimento de companhias concessionárias e depois (ou simultaneamente) o estabelecimento da soberania político-administrativa do Estado colonizador. Em outros casos, a expedição militar abria caminho para o estabelecimento da exploração econômica ou ia juntamente com ela. (MOURA, Gerson; FALCON, Francisco. A Formação do Mundo Contemporâneo. RJ: Campus, 1989. p. 87)

Quanto a uma correta nomenclatura dos autores para os instrumentos coloniais, relacione a COLUNA A com a COLUNA B e em seguida assinale a alternativa correta de cima para baixo.

COLUNA A
1 – Áreas ou Zonas de influência
2 – Colônias estratégicas
3 – Colônias propriamente ditas
4 – Protetorados

COLUNA B
( ) áreas em que o domínio da metrópole colonizadora é exercido em todos os setores e níveis da atividade econômica, se subdivide em colônias de enraizamento ou povoamento e colônias de enquadramento.
( ) o país colonizador assegura a manutenção aparente da estrutura política e social pré-existente, como se o país colonizado fosse apenas um aliado “protegido” e ajudado pelo país colonizador, que se faz representar por intermédio de um ministro residente ou seu equivalente.
( ) a potência colonizadora reserva para seus nacionais áreas em que os mesmos possam atuar sob a proteção de privilégios especiais em detrimento dos possíveis competidores europeus; o Estado pré-existente é conservado e com ele são negociados os tratados e convenções necessários.
( ) muito em voga no século XIX, se referem à obtenção de portos, ilhas e outros pequenos territórios capazes de servir ao abastecimento de frotas de guerra e navios mercantes ou de entrepostos comerciais, ou mesmo de simples ponto de apoio para as comunicações telegráficas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O imperialismo europeu nos séculos XIX e XX se manifestou por meio de diferentes instrumentos e modalidades coloniais, que variavam conforme os interesses estratégicos e econômicos das potências colonizadoras. O texto de Moura e Falcon destaca a diversidade desses mecanismos, desde expedições iniciais até a consolidação do domínio político e econômico.

A relação entre as colunas apresentadas revela a complexidade dessas formas de dominação:

  1. Colônias propriamente ditas (3) correspondem à descrição de áreas onde a metrópole exercia controle total sobre todos os setores da vida econômica e social, dividindo-se em colônias de povoamento (como a Argélia francesa) e de exploração (como o Congo Belga).
  2. Protetorados (4) representavam uma forma mais sutil de dominação, onde se mantinha a aparência de autonomia política local, mas com controle efetivo por meio de "conselheiros" europeus, como ocorreu no Marrocos francês e no Egito britânico.
  3. Áreas ou Zonas de influência (1) eram regiões onde uma potência colonial garantia privilégios exclusivos para seus negócios, como ocorreu na China com o sistema de portos abertos controlados por diferentes potências europeias.
  4. Colônias estratégicas (2) referiam-se a pequenos territórios de importância geopolítica, como Gibraltar, Aden ou as ilhas do Pacífico, que serviam como pontos de apoio logístico para as marinhas coloniais.

A sequência correta (3, 4, 1, 2) demonstra como o colonialismo europeu se adaptava às diferentes realidades locais, combinando desde o controle direto e total até formas mais indiretas de dominação, sempre visando a exploração econômica e a vantagem estratégica das metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *