Os viajantes, missionários, administradores coloniais e etnógrafos europeus, no passado, tenderam a fundir múltiplas identidades em um único conceito de tribo. O uso da palavra tribo para descrever as sociedades africanas surgiu de um desejo de enaltecer o Estado-nação, ao mesmo tempo em que sugeria a inferioridade inerente de outros. Em resumo, conotava políticas primitivas que eram menos desenvolvidas do que as políticas dos Estadosnação. (Adaptado de John Parker e Richard Rathbone, “A ideia de África”, em História da África. Lisboa: Quimera, 2016, p. 56-58.) Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
etnógrafos europeus, no passado, tenderam a fundir
múltiplas identidades em um único conceito de tribo. O uso
da palavra tribo para descrever as sociedades africanas
surgiu de um desejo de enaltecer o Estado-nação, ao
mesmo tempo em que sugeria a inferioridade inerente de
outros. Em resumo, conotava políticas primitivas que eram
menos desenvolvidas do que as políticas dos Estadosnação.
da África. Lisboa: Quimera, 2016, p. 56-58.)
assinale a alternativa correta.
- A)A formação e a difusão do conceito de tribo no pensamento europeu acompanharam os avanços do colonialismo na África no século XIX, legitimando o domínio de seus povos por agentes oriundos de nações que se consideravam civilizadas e superiores.
- B)O conceito de tribo ganhou força no pensamento ocidental, porque na África não havia formações políticas que cobriam grandes extensões territoriais como na Europa. Ou seja, os europeus não encontraram estruturas políticas acima das unidades tribais.
- C)As sociedades africanas eram organizadas a partir de pequenas tribos lideradas por chefes guerreiros, o que gerava fragmentação política e guerras, inviabilizando nesse continente a formação de unidades políticas complexas nos moldes europeus.
- D)Em razão das tradições milenares e do respeito aos ancestrais, as tribos eram unidades sociais e políticas estáticas assentadas em uma identidade homogênea. Os europeus comumente desrespeitavam todas essas características na colonização.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A formação do conceito de tribo no pensamento europeu está intrinsecamente ligada ao processo de colonização da África no século XIX. Como aponta o texto, viajantes, missionários e administradores coloniais reduziram a complexidade das sociedades africanas a uma noção simplista e homogênea de "tribo", termo carregado de conotações pejorativas. Essa visão serviu como justificativa ideológica para o domínio colonial, ao apresentar os povos africanos como inferiores e menos desenvolvidos politicamente em comparação com os Estados-nação europeus.
A alternativa correta (A) demonstra como esse conceito foi instrumentalizado para legitimar a dominação colonial. Ao desconsiderar a diversidade de organizações políticas africanas e classificá-las genericamente como "tribos", os europeus criaram uma narrativa que reforçava sua suposta superioridade civilizatória. Essa perspectiva ignorava deliberadamente a existência de reinos, impérios e outras formas de organização política complexas que existiam no continente africano antes da colonização.
As demais alternativas apresentam equívocos históricos. A opção B erra ao afirmar que não havia formações políticas extensas na África, quando na verdade existiam vários impérios e reinos de grande dimensão territorial. A alternativa C reproduz o estereótipo colonial ao descrever as sociedades africanas como inevitavelmente fragmentadas e belicosas. Já a opção D comete o erro de considerar as "tribos" como unidades estáticas, quando na realidade as identidades africanas eram dinâmicas e sujeitas a transformações históricas.
Portanto, a alternativa A é a única que corretamente relaciona a construção do conceito de tribo com os interesses colonialistas europeus, demonstrando como essa categoria foi utilizada como ferramenta ideológica de dominação.
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