Seguindo a marcha de afirmação da Revolução Industrial, o século XIX testemunhou a consolidação do capitalismo como um sistema que estende seu domínio sobre as demais formas de organização da economia. Como já previa o Manifesto Comunista, de 1848, ele se universalizou, incorporando as mais diversas regiões do planeta. Esse processo de expansão é comumente denominado imperialismo e tem no neocolonialismo sua face mais visível. Relativamente a esse cenário que desvela, sob o ponto de vista econômico, a contemporaneidade, julgue (C ou E) o item seguinte.A expansão imperialista do século XIX encontrou unidade e consistência na ideia, disseminada à exaustão, de que a expansão seria benéfica para os povos por ela atingidos: assim, levar o progresso e propagar a civilização seria missão e direito; e a incompreensão dos beneficiários seria o “fardo do homem branco”, na conhecida expressão de Kipling.
Seguindo a marcha de afirmação da Revolução Industrial,
o século XIX testemunhou a consolidação do capitalismo como
um sistema que estende seu domínio sobre as demais formas
de organização da economia. Como já previa o Manifesto
Comunista, de 1848, ele se universalizou, incorporando as
mais diversas regiões do planeta. Esse processo de expansão
é comumente denominado imperialismo e tem no
neocolonialismo sua face mais visível. Relativamente a esse
cenário que desvela, sob o ponto de vista econômico,
a contemporaneidade, julgue (C ou E) o item seguinte.
A expansão imperialista do século XIX encontrou unidade
e consistência na ideia, disseminada à exaustão, de que a
expansão seria benéfica para os povos por ela atingidos:
assim, levar o progresso e propagar a civilização seria
missão e direito; e a incompreensão dos beneficiários seria
o “fardo do homem branco”, na conhecida expressão
de Kipling.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O imperialismo do século XIX, como desdobramento da Revolução Industrial e da consolidação capitalista, foi marcado por uma narrativa ideológica que justificava a dominação colonial. O texto apresentado destaca corretamente (C) a existência de um discurso unificado que apresentava a expansão europeia como um projeto civilizatório benéfico para os povos colonizados.
Essa ideologia, sintetizada na expressão "o fardo do homem branco" de Rudyard Kipling, propagava a noção de que as potências europeias tinham o dever moral de levar progresso, tecnologia e valores ocidentais às regiões consideradas "atrasadas". Essa retórica servia para mascarar os reais interesses econômicos por trás do neocolonialismo - acesso a matérias-primas, mercados consumidores e áreas de investimento.
O Manifesto Comunista já antevia essa dinâmica expansionista do capitalismo, que transformaria o mundo inteiro em seu palco de atuação. A contradição entre o discurso humanitário e a prática exploratória do imperialismo revela como a ideologia foi instrumentalizada para legitimar a dominação, tornando o item plenamente correto em sua avaliação.
Deixe um comentário