“A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.” BISPO ADALBERON DE LAON, século XI, apud LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984. p. 45-46. A sociedade do período medievo possuía como uma de suas características a estrutura social extremamente rígida e segmentada. A sociedade dos homens era um reflexo da sociedade divina. Essa estrutura é uma herança da filosofia
“A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.”
BISPO ADALBERON DE LAON, século XI, apud LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984. p. 45-46.
A sociedade do período medievo possuía como uma de suas características a estrutura social extremamente rígida e segmentada. A sociedade dos homens era um reflexo da sociedade divina. Essa estrutura é uma herança da filosofia
- A)patrística, de Santo Agostinho.
- B)escolástica, de Abelardo.
- C)racionalista, de Platão.
- D)dialética, de Hegel.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trecho apresentado, retirado da obra de Jacques Le Goff, ilustra a visão tripartida da sociedade medieval, conforme descrita pelo bispo Adalberon de Laon no século XI. Essa divisão em três ordens — os que oram (oratores), os que combatem (bellatores) e os que trabalham (laboratores) — reflete a rigidez hierárquica e a justificativa religiosa que permeavam a organização social do período.
A citação evidencia como a sociedade medieval via sua estrutura como um reflexo da ordem divina, uma concepção fortemente influenciada pela filosofia patrística, em especial por Santo Agostinho. Ele defendia que a sociedade humana deveria espelhar a harmonia celestial, com cada grupo cumprindo sua função específica para manter o equilíbrio. Essa ideia contrasta com outras correntes filosóficas mencionadas nas alternativas, como a escolástica de Abelardo, mais voltada para a lógica e o debate, ou o racionalismo de Platão, que não se enquadra no contexto medieval europeu.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A) patrística, de Santo Agostinho, pois essa corrente filosófica forneceu as bases para a compreensão da sociedade como uma estrutura fixa e divinamente ordenada, característica central do pensamento medieval.
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