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A cidade é [desde o ano 1000] o principal lugar das trocas econômicas que recorrem sempre mais a um meio de troca essencial: a moeda. […] Centro econômico, a cidade é também um centro de poder. Ao lado do e, às vezes, contra o poder tradicional do bispo e do senhor, frequentemente confundidos numa única pessoa, um grupo de homens novos, os cidadãos ou burgueses, conquista “liberdades”, privilégios cada vez mais amplos. Jacques Le Goff. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado. O texto trata de um período em que

A cidade é [desde o ano 1000] o principal lugar das trocas
econômicas que recorrem sempre mais a um meio de troca
essencial: a moeda. […] Centro econômico, a cidade é
também um centro de poder. Ao lado do e, às vezes, contra
o poder tradicional do bispo e do senhor, frequentemente
confundidos numa única pessoa, um grupo de homens
novos, os cidadãos ou burgueses, conquista “liberdades”,
privilégios cada vez mais amplos.

Jacques Le Goff. São Francisco de Assis.
Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.

O texto trata de um período em que

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto de Jacques Le Goff aborda um período de transição na Europa medieval, marcado pela coexistência entre as estruturas feudais tradicionais e o surgimento de novas dinâmicas políticas e econômicas nas cidades. A partir do ano 1000, as cidades tornaram-se centros vitais para as trocas comerciais, com a moeda ganhando importância como meio de circulação de riquezas. Essa transformação econômica foi acompanhada por mudanças no poder, em que a burguesia emergente — os "homens novos" — começou a desafiar a autoridade tradicional dos bispos e senhores feudais, muitas vezes unificados na mesma figura.

A alternativa correta, A), destaca justamente essa dualidade: os fundamentos do feudalismo ainda estavam presentes, mas novas formas de organização, como as liberdades urbanas conquistadas pelos burgueses, alteravam a hierarquia social e as relações de poder. Enquanto o sistema feudal se baseava na posse da terra e nas relações de vassalagem, as cidades introduziam uma lógica mais dinâmica, centrada no comércio e na autonomia política. Essa transformação não eliminou imediatamente o feudalismo, mas criou tensões e reconfigurações que pavimentaram o caminho para mudanças mais profundas no futuro.

As demais alternativas não correspondem ao contexto descrito no texto. A opção B) menciona um excesso de metais nobres e uma circulação restrita da moeda, o que não é abordado na passagem. A alternativa C) fala de um movimento popular unificado por liberdade e igualdade, algo que não se encaixa no período retratado, marcado por conflitos entre grupos específicos, como a burguesia e as elites tradicionais. A opção D) incorre ao sugerir que a Igreja se opunha ao acúmulo de bens materiais, quando, na realidade, ela mesma era parte integrante do sistema de poder feudal. Por fim, a alternativa E) exagera ao afirmar que o feudalismo havia sido "completamente superado", ignorando a coexistência de estruturas antigas e novas durante essa fase de transição.

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