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Questões Sobre Medievalidade Europeia - História - concurso

Questão 71

A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a

  • A)sociedades marcadas por dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos.
  • B)relações de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
  • C)regimes inteiramente dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
  • D)altas concentrações fundiárias e capitalistas.
  • E)formas de economias de subsistência pré-agrícolas.
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A alternativa correta é A)

A palavra "feudalismo" carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a:

  • A) sociedades marcadas por dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos.
  • B) relações de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
  • C) regimes inteiramente dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
  • D) altas concentrações fundiárias e capitalistas.
  • E) formas de economias de subsistência pré-agrícolas.

O gabarito correto é A), pois o feudalismo caracterizou-se principalmente por relações de vassalagem e suserania, com laços de dependência pessoal entre senhores feudais e seus vassalos, numa estrutura hierárquica e descentralizada de poder.

Questão 72

O feudalismo, sistema que vigorou na Europa na assim chamada Idade Média, entrou em decadência a partir do séculos XIV e XV. Dentre as alternativas abaixo, apenas uma NÂO contempla fatores determinantes da decadência do feudalismo, assinale­a:

  • A)O revigoramento do comércio, decorrente do desenvolvimento das forças produtivas que possibilitaram a produção de excedentes, esses passaram a ser destinados ao comércio. As relações comerciais modificaram as relações servis de produção;
  • B)A centralização do poder nas mãos dos reis, a ascensão da burguesia e a formação dos estados nacionais;
  • C)O início do processo de dissolução das relações de suserania e vassalagem, uma das características do feudalismo;
  • D)A concentração do poder nas mãos da nobreza feudal e a formação dos feudos, unidades de organização econômica, social e política;
  • E)As revoltas e fugas dos camponeses para as cidades.
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A alternativa correta é D)

O feudalismo, sistema que vigorou na Europa durante a Idade Média, entrou em declínio a partir dos séculos XIV e XV devido a uma série de transformações econômicas, sociais e políticas. Entre os fatores que contribuíram para sua decadência, a alternativa que NÃO está correta é a letra D), pois a concentração do poder nas mãos da nobreza feudal e a formação dos feudos foram justamente características centrais do próprio feudalismo, e não elementos de sua queda.

Os demais fatores mencionados nas opções A, B, C e E estão corretamente associados ao fim do feudalismo:

  • A) O revigoramento do comércio e a produção de excedentes alteraram as relações servis, enfraquecendo a estrutura feudal.
  • B) A centralização do poder real, o crescimento da burguesia e a formação dos estados nacionais minaram a fragmentação política típica do feudalismo.
  • C) A dissolução das relações de suserania e vassalagem marcou o enfraquecimento dos laços feudais.
  • E) As revoltas camponesas e a migração para as cidades desestabilizaram a base produtiva do sistema.

Portanto, a alternativa D) é a única que não representa um fator de declínio do feudalismo, mas sim uma de suas características fundamentais.

Questão 73

Sobre o feudalismo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Pode ser conceituado como o modo de produção estruturado pela instituição do trabalho servil e por ser o centro orgânico da economia e da dominação política.

II. O desaparecimento gradual da escravidão levou ao declínio do poder senhorial e favoreceu o surgimento de uma instituição centralizada e militarizada, o Estado Absolutista.

III. Em algumas cidades da Inglaterra, alguns feudos remanescentes ainda resistiam em meados do século XX.






  • A)Somente II está correta.
  • B)Somente I e II estão corretas.
  • C)Somente I e Ill estão corretas.
  • D)Somente II e Ill estão corretas.
  • E)Todas estão corretas.
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A alternativa correta é E)

Sobre o feudalismo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Pode ser conceituado como o modo de produção estruturado pela instituição do trabalho servil e por ser o centro orgânico da economia e da dominação política.

II. O desaparecimento gradual da escravidão levou ao declínio do poder senhorial e favoreceu o surgimento de uma instituição centralizada e militarizada, o Estado Absolutista.

III. Em algumas cidades da Inglaterra, alguns feudos remanescentes ainda resistiam em meados do século XX.

  • A) Somente II está correta.
  • B) Somente I e II estão corretas.
  • C) Somente I e III estão corretas.
  • D) Somente II e III estão corretas.
  • E) Todas estão corretas.

O gabarito correto é E).

Questão 74

Gargântua e Pantagruel são romances escritos por François Rabelais, na primeira metade do século XVI. As obras narram as aventuras de dois gigantes, o padre Gargântua e o seu filho Pantagruel, escritas em linguagem simples e vivaz, estilo cômico, extravagante e satírico, são um instrumento de crítica à Igreja, à escolástica e aos costumes sociais. Sobre as ideias do autor, é correto afirmar-se que

  • A)representaram e ilustraram de modo enfático o pensamento político do Absolutismo inglês.
  • B)eram predominantemente humanistas e se tornaram grandes expressões do Renascimento na França.
  • C)desconfiaram e debocharam do Renascimento e da confiança na ciência e na solidariedade humana.
  • D)distanciaram-se do Humanismo à medida em que não acreditavam em Deus nem na solidariedade humana.
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A alternativa correta é B)

Gargântua e Pantagruel, obras-primas de François Rabelais, são romances que transcendem o simples entretenimento para se tornarem peças fundamentais da literatura renascentista francesa. Escritos na primeira metade do século XVI, esses textos narram as aventuras hilárias e absurdas de dois gigantes, Gargântua e seu filho Pantagruel, utilizando uma linguagem vibrante, repleta de humor, sátira e crítica social.

Ao analisar as ideias presentes nessas obras, é evidente que Rabelais estava profundamente imerso no espírito humanista do Renascimento. Sua escrita celebra o potencial humano, o conhecimento e a liberdade de pensamento, características centrais do movimento renascentista. A sátira dirigida à Igreja e à escolástica não nega a espiritualidade, mas sim critica a rigidez dogmática e a hipocrisia institucional, alinhando-se ao questionamento humanista das estruturas tradicionais.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois as obras de Rabelais de fato representam o humanismo renascentista em sua plenitude. Elas não apenas refletem a confiança no ser humano e no progresso intelectual, como também se contrapõem ao conservadorismo medieval, sem, no entanto, rejeitar valores como a solidariedade e a busca pelo divino através da razão. A alternativa A) é incorreta, pois o absolutismo inglês não é tema central. Já as opções C) e D) distorcem o pensamento de Rabelais, que jamais desdenhou do Renascimento ou do humanismo, muito menos rejeitou a crença em Deus ou na empatia humana.

Portanto, Gargântua e Pantagruel são obras que sintetizam o otimismo, a irreverência e o espírito crítico do Renascimento francês, consolidando Rabelais como um dos maiores expoentes do humanismo literário.

Questão 75

A sociedade feudal foi descrita por meio de poesia épica. Sem muito refinamento e sofisticação, utilizou-se amplamente da virilidade como tema, por meio de personagens masculinos que possuíam qualidades essenciais de um cavaleiro: a bravura, a habilidade com as armas, em especial a espada, a lealdade do cavaleiro em relação ao seu suserano etc. Sobre os poemas épicos medievais é correto afirmar-se que 

  • A)são considerados precursores do humanismo porque restituíram ao homem medieval a confiança em si e a liberdade em relação à religião.
  • B)os mais importantes são a Canção de Rolando (francês), o Poema de Cid (espanhol) e a Demanda do Santo Graal (britânico).
  • C)São Tomás de Aquino foi o autor mais importante da épica medieval, compôs inúmeras obras trovadorescas.
  • D)a estética dominante recorre ao grotesco e pressupõe um ideal literário fundamentado em conceitos intelectuais.
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A alternativa correta é B)

A sociedade feudal encontrou na poesia épica uma forma de expressar seus valores e ideais, especialmente aqueles ligados à figura do cavaleiro. Os poemas épicos medievais, como a Canção de Rolando, o Poema de Cid e a Demanda do Santo Graal, retratam personagens heroicos que encarnam virtudes como bravura, lealdade e habilidade marcial, refletindo a cultura guerreira da época.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), pois esses três poemas são de fato os mais representativos da épica medieval em suas respectivas tradições nacionais. A Canção de Rolando é um marco da literatura francesa, o Poema de Cid consolida a narrativa heroica espanhola, e a Demanda do Santo Graal integra o ciclo arturiano, central na literatura britânica.

As demais alternativas estão incorretas: a épica medieval não pode ser considerada precursora do humanismo (A), pois seu foco era a exaltação dos valores feudais e cristãos, não a libertação do homem em relação à religião. São Tomás de Aquino (C) não foi um autor de poemas épicos, mas um teólogo cuja obra se concentrou na filosofia escolástica. Por fim, a estética dominante nesses poemas não era o grotesco (D), mas sim o idealismo heroico e a representação de valores morais e cavaleirescos.

Assim, a poesia épica medieval serviu como um espelho da sociedade feudal, celebrando seus códigos de honra e sua visão de mundo, consolidando narrativas que permanecem fundamentais para o estudo da literatura e da história medievais.

Questão 76

O Quarto Concílio de Latrão, em 1215, decretou medidas contra os senhores seculares caso protegessem heresias em seus territórios, ameaçando-os até com a perda dos domínios. Já antes do Concílio e como conseqüência dele, as autoridades laicas decretaram a pena de morte para evitar a disseminação de heresias em seus territórios, a começar por Aragão em 1197, Lombardia em 1224, França em 1229, Roma em 1230, Sicília em 1231 e Alemanha em 1232.
(Nachman Falbel. Heresias medievais, 1976.)

A respeito das heresias medievais, é correto afirmar que



  • A)o termo heresia designava uma doutrina contrária aos princípios da fé oficialmente declarada pela Igreja Católica.
  • B)os heréticos eram filósofos e teólogos que debatiam racionalmente a natureza divina e humana da Trindade no século XIII.
  • C)a Igreja tinha atitudes tolerantes com os hereges de origem popular, que propunham uma nova visão ética da instituição eclesiástica.
  • D)os primeiros heréticos apareceram nos séculos XII e XIII e defendiam antigas doutrinas difundidas pelo império otomano.
  • E)a heresia era conciliável com o poder temporal do Papa, mas provocou a ruptura das relações entre a Igreja e o Estado.
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A alternativa correta é A)

O texto apresentado trata das medidas tomadas pela Igreja Católica e pelas autoridades seculares contra as heresias medievais, destacando a severidade das punições impostas aos hereges e aos senhores que os protegessem. A partir dessa contextualização, é possível analisar as alternativas e confirmar que a resposta correta é a letra A, que define heresia como uma doutrina contrária aos princípios da fé oficialmente declarada pela Igreja Católica.

Durante a Idade Média, a Igreja exercia um papel central na organização da sociedade e na definição da ortodoxia religiosa. Qualquer interpretação ou movimento que desafiasse seus dogmas era considerado herético e, portanto, passível de punição. O Quarto Concílio de Latrão, em 1215, reforçou essa postura ao estabelecer medidas rigorosas contra os senhores que abrigassem hereges, incluindo a possível perda de seus domínios. Além disso, as autoridades seculares, alinhadas à Igreja, passaram a decretar a pena de morte para os hereges, como evidenciado pelos exemplos citados no texto.

A alternativa B está incorreta porque os hereges não eram necessariamente filósofos ou teólogos que debatiam racionalmente a Trindade, mas sim indivíduos ou grupos que divergiam da doutrina oficial da Igreja, muitas vezes em movimentos populares. A alternativa C também é falsa, pois a Igreja não era tolerante com os hereges, independentemente de sua origem, como demonstram as medidas repressivas mencionadas. A alternativa D está equivocada ao associar as heresias medievais ao império otomano, já que muitas delas surgiram dentro do próprio contexto cristão europeu. Por fim, a alternativa E é incorreta porque a heresia não era conciliável com o poder papal; pelo contrário, ela representava uma ameaça à autoridade da Igreja e, em muitos casos, levou a conflitos entre o poder eclesiástico e o secular.

Portanto, a definição apresentada na alternativa A é a mais precisa, pois reflete o entendimento medieval de heresia como uma divergência em relação à fé oficial, justificando as duras medidas adotadas pela Igreja e pelos governantes para combatê-la.

Questão 77

Leia com bastante atenção a “Fórmula de Tours”, relativa ao séc. VIII d.C., que expressa um juramento pelo qual um homem livre se encomendava a um senhor.
“Ao magnífico Senhor […], eu […]. Sendo bem sabido por todos quão pouco tenho para me alimentar e vestir, apelei por esta razão para a vossa piedade, tendo vós decidido permitir-me que eu me entregue e encomende ao vosso mundoburdus; o que fiz nas seguintes condições: devereis ajudar-me e sustentar-me tanto em víveres como em vestuário, enquanto vos puder servir e merecer; e eu, enquanto for vivo, deverei prestar-vos serviço e obediência como um homem livre, sem que me seja permitido em toda a minha vida, subtrair-me ao vosso poder e mundoburdus, mas antes deverei permanecer, para todos os dias da minha vida, sob o vosso poder e defesa. Logo, fica combinado que, se um de nós quiser deixar esta convenção, pagará […] soldos à outra parte e o acordo permanecerá firme. Parece-nos pois conveniente que as duas partes interessadas façam entre si e confirmem dois documentos do mesmo teor, o que assim fizeram.”

Espinosa, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1972.

Esse juramento era proferido em um ritual que fundamentava o sistema feudal. Após proferi-lo, um homem passava a ser

  • A)senhor feudal.
  • B)vassalo de um senhor.
  • C)domínio de um senhorio.
  • D)suserano de um feudo.
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A alternativa correta é B)

Leia com bastante atenção a "Fórmula de Tours", relativa ao séc. VIII d.C., que expressa um juramento pelo qual um homem livre se encomendava a um senhor.

"Ao magnífico Senhor [...], eu [...]. Sendo bem sabido por todos quão pouco tenho para me alimentar e vestir, apelei por esta razão para a vossa piedade, tendo vós decidido permitir-me que eu me entregue e encomende ao vosso mundoburdus; o que fiz nas seguintes condições: devereis ajudar-me e sustentar-me tanto em víveres como em vestuário, enquanto vos puder servir e merecer; e eu, enquanto for vivo, deverei prestar-vos serviço e obediência como um homem livre, sem que me seja permitido em toda a minha vida, subtrair-me ao vosso poder e mundoburdus, mas antes deverei permanecer, para todos os dias da minha vida, sob o vosso poder e defesa. Logo, fica combinado que, se um de nós quiser deixar esta convenção, pagará [...] soldos à outra parte e o acordo permanecerá firme. Parece-nos pois conveniente que as duas partes interessadas façam entre si e confirmem dois documentos do mesmo teor, o que assim fizeram."

Espinosa, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1972.

Esse juramento era proferido em um ritual que fundamentava o sistema feudal. Após proferi-lo, um homem passava a ser

  • A) senhor feudal.
  • B) vassalo de um senhor.
  • C) domínio de um senhorio.
  • D) suserano de um feudo.

O gabarito correto é B).

Questão 78

      Um exemplo de embaixada alegórica é apresentado no vídeo Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que começa com a narração da seguinte história.
     “Dizem que Nossa Senhora tava no meio do mar. Aí vieram os caboclos e lhe chamaram, mas ela não veio não. Depois vieram os marujos brancos, mas ela só balanceou. Aí chegaram os catopês. Eles cantaram, tocaram só com caco de cuia e lata véia.Ela gostou deles, teve pena deles e saiu do mar.”
      Trata-se de um mito de reconciliação e integração, bem como de uma compensação simbólica para a experiência histórica de escravidão negra em Minas Gerais. Essa experiência é abertamente expressa em muitos textos musicais das congadas.

José Jorge de Carvalho. Um panorama da música afro-brasileira. In: Série Antropologia. Brasília: Editora da UnB, 2000.

A partir do texto acima, julgue os itens de 41 a 43 e assinale a opção correta no item 44, que é do tipo C.

Sabendo-se que a congada e a cavalhada são manifestações tradicionais brasileiras cujo conteúdo dramático remonta às cruzadas cristãs da Idade Média, é correto afirmar que os músicos das companhias de congo, para o acompanhamento de seus cantos, optam pelo estilo gregoriano e por escalas modais, de forma a reproduzirem o ambiente do período medieval.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda a Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, destacando sua narrativa alegórica e o significado simbólico por trás da manifestação. A história contada no vídeo ilustra um mito de reconciliação e integração, associado à experiência histórica da escravidão negra em Minas Gerais. Essa narrativa, assim como outras presentes nas congadas, reflete uma compensação simbólica para as dores e resistências desse período.

No entanto, ao analisar a afirmação sobre as congadas e cavalhadas como manifestações que remontam às cruzadas cristãs da Idade Média, é importante destacar que, embora essas tradições tenham raízes em elementos históricos e religiosos, sua expressão musical não se limita à reprodução fiel do estilo gregoriano ou das escalas modais medievais. A música das congadas é marcada por uma riqueza de influências, incluindo ritmos africanos, elementos indígenas e adaptações locais, que vão além do contexto medieval europeu.

Portanto, a afirmação de que os músicos das companhias de congo optam exclusivamente pelo estilo gregoriano e escalas modais para reproduzir o ambiente medieval é incorreta. A congada, como manifestação cultural afro-brasileira, possui uma identidade própria, que sintetiza diversas tradições e não se restringe a um único referencial histórico ou musical. Dessa forma, a alternativa correta para o item em questão é E) ERRADO.

Questão 79

“A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.”

BISPO ADALBERON DE LAON, século XI, apud LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984. p. 45-46.

A sociedade do período medievo possuía como uma de suas características a estrutura social extremamente rígida e segmentada. A sociedade dos homens era um reflexo da sociedade divina. Essa estrutura é uma herança da filosofia

  • A)patrística, de Santo Agostinho.
  • B)escolástica, de Abelardo.
  • C)racionalista, de Platão.
  • D)dialética, de Hegel.
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A alternativa correta é A)

O trecho apresentado, retirado da obra de Jacques Le Goff, ilustra a visão tripartida da sociedade medieval, conforme descrita pelo bispo Adalberon de Laon no século XI. Essa divisão em três ordens — os que oram (oratores), os que combatem (bellatores) e os que trabalham (laboratores) — reflete a rigidez hierárquica e a justificativa religiosa que permeavam a organização social do período.

A citação evidencia como a sociedade medieval via sua estrutura como um reflexo da ordem divina, uma concepção fortemente influenciada pela filosofia patrística, em especial por Santo Agostinho. Ele defendia que a sociedade humana deveria espelhar a harmonia celestial, com cada grupo cumprindo sua função específica para manter o equilíbrio. Essa ideia contrasta com outras correntes filosóficas mencionadas nas alternativas, como a escolástica de Abelardo, mais voltada para a lógica e o debate, ou o racionalismo de Platão, que não se enquadra no contexto medieval europeu.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A) patrística, de Santo Agostinho, pois essa corrente filosófica forneceu as bases para a compreensão da sociedade como uma estrutura fixa e divinamente ordenada, característica central do pensamento medieval.

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Questão 80

No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal… Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção… Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

  • A)igualdade jurídica.
  • B)direitos de herança.
  • C)liberdade de movimento
  • D)privilégios coletivos.
  • E)garantias de propriedade.
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A alternativa correta é A)

No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

  • A) igualdade jurídica.
  • B) direitos de herança.
  • C) liberdade de movimento.
  • D) privilégios coletivos.
  • E) garantias de propriedade.

O gabarito correto é A) igualdade jurídica.

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