Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso. (MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas) Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar
Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.
(MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas)
Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar
- A)o aparecimento das formas democráticas de governo.
- B)a proibição do trabalho infantil.
- C)o surgimento das universidades.
- D)a conquista de direitos políticos pelas mulheres.
- E)a invenção da ideia de República.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a visão distorcida da Idade Média como uma "idade das trevas", uma perspectiva construída principalmente por intelectuais renascentistas e iluministas. Essa interpretação foi marcada por uma abordagem racionalista, liberal e anticlerical, característica de um período em que o humanismo questionava os fundamentos teocêntricos da Igreja e defendia o progresso da razão e das "luzes" do conhecimento.
No entanto, como aponta o excerto de José Rivair Macedo, essa visão simplista e negativa do medievo não corresponde à realidade histórica. Entre os elementos que contradizem essa narrativa está o surgimento das universidades (alternativa C), uma das contribuições mais significativas do período medieval para o desenvolvimento intelectual da humanidade. As universidades, que emergiram a partir do século XII, foram centros de produção e disseminação do conhecimento, abrigando debates filosóficos, teológicos e científicos.
As outras alternativas apresentadas não correspondem a marcas do mundo medieval. As formas democráticas de governo (A) e a conquista de direitos políticos pelas mulheres (D) são fenômenos muito posteriores. A proibição do trabalho infantil (B) é uma conquista moderna, enquanto a ideia de República (E), embora tenha raízes na Antiguidade, não foi uma invenção medieval. Portanto, a alternativa correta é de fato a letra C, que destaca um dos aspectos mais luminosos do período medieval.
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