Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraíso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
Sou uma pobre e velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o Inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.
VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.
Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
- A)refinar o gosto dos cristãos.
- B)incorporar ideais heréticos.
- C)educar os fiéis através do olhar.
- D)divulgar a genialidade dos artistas católicos.
- E)valorizar esteticamente os templos religiosos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os versos de François Villon retratam a experiência de uma mulher analfabeta diante das pinturas religiosas em sua igreja, revelando um aspecto fundamental da arte medieval cristã: sua função pedagógica. A passagem evidencia como as imagens do Paraíso e do Inferno cumpriam um papel educativo, transmitindo os princípios da fé católica aos fiéis através da visualidade.
Na Idade Média, quando a maioria da população era iletrada, as imagens sacras serviam como "Bíblia dos pobres", ilustrando narrativas bíblicas e conceitos teológicos de forma acessível. A reação emocional descrita - júbilo diante do Paraíso e terror perante o Inferno - demonstra a eficácia dessa linguagem visual como instrumento de ensino religioso e controle social.
A alternativa correta (C) "educar os fiéis através do olhar" sintetiza precisamente essa função das imagens medievais. Ao contrário de meros ornamentos (E) ou expressões de virtuosismo artístico (D), essas representações visuais eram dispositivos didáticos que reforçavam a doutrina católica, combatiam heresias (não as incorporavam, como sugere B) e orientavam o comportamento dos cristãos, independentemente de refinamento estético (A).
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