Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, é considerado um dos filósofos e teólogos, cujas obras muito influenciaram o desenvolvimento do cristianismo e a filosofia medieval ocidental. Segundo seu entendimento, a graça de Deus era imprescindível para a liberdade humana, além disso, ajudou a formular a doutrina do pecado original, além de expandir o conceito de Igreja Católica como a Cidade de Deus, caracterizada como:
filósofos e teólogos, cujas obras muito influenciaram o desenvolvimento do cristianismo e a
filosofia medieval ocidental. Segundo seu entendimento, a graça de Deus era imprescindível
para a liberdade humana, além disso, ajudou a formular a doutrina do pecado original, além de
expandir o conceito de Igreja Católica como a Cidade de Deus, caracterizada como:
- A)local onde teria início o Apocalipse.
- B)local espiritual, distinto de qualquer cidade terrena e material.
- C)a cidade sagrada de Jerusalém.
- D)a cidade de Constantinopla, a “Nova Roma”, cristã, em oposição à antiga cidade de Roma, tradicionalmente pagã.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Santo Agostinho, um dos pilares da filosofia e teologia cristã, desenvolveu conceitos fundamentais que moldaram o pensamento ocidental. Sua obra A Cidade de Deus apresenta uma visão profunda sobre a natureza da Igreja e sua relação com o mundo material. Para Agostinho, a "Cidade de Deus" não se confunde com nenhuma estrutura física ou geográfica, mas representa uma realidade espiritual superior, distinta das instituições humanas.
A alternativa correta (B) reflete precisamente o pensamento agostiniano: a Cidade de Deus é uma comunidade espiritual dos eleitos, unidos pelo amor a Deus, em contraste com a cidade terrena, marcada pelo amor próprio. Essa dicotomia não se refere a locais físicos como Jerusalém ou Constantinopla (opções C e D), nem a eventos escatológicos como o Apocalipse (opção A), mas a uma dimensão metafísica da existência cristã.
A doutrina agostiniana sobre a graça divina e o pecado original, mencionada no texto base, está intimamente ligada a essa concepção da Cidade de Deus. Para o santo, somente através da graça os seres humanos podem transcender sua natureza decaída e participar dessa realidade espiritual, que se manifesta na Igreja, mas não se limita a ela. Essa visão revolucionária influenciou profundamente a teologia medieval e continua relevante no pensamento cristão contemporâneo.
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