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Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar. GALILEI, G. Carta a Dom Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009 (adaptado). O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que

Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas
passagens, não apenas admite, mas necessita de
exposições diferentes do significado aparente das
palavras, parece-me que, nas discussões naturais,
deveria ser deixada em último lugar.

GALILEI, G. Carta a Dom Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o
acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009 (adaptado).

O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642)
cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo
Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência
e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de
Galileu defende que

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto de Galileu, em sua carta a Dom Benedetto Castelli, aborda a complexa relação entre ciência e fé no contexto do século XVII, período marcado por tensões entre o avanço científico e os dogmas religiosos. Galileu argumenta que as Escrituras, em diversas passagens, não devem ser interpretadas apenas pelo sentido literal das palavras, mas sim por meio de uma análise mais profunda que considere diferentes camadas de significado. Essa posição reflete sua defesa do sistema copernicano, que contrariava a interpretação literal da Bíblia sustentada pela Igreja.

A alternativa correta, E), afirma que os intérpretes devem buscar sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras bíblicas, o que está em pleno acordo com o pensamento de Galileu. Ele defendia que a Bíblia, embora sagrada, não era um tratado científico e, portanto, sua linguagem muitas vezes simbólica ou metafórica exigia uma hermenêutica mais flexível. Essa abordagem permitiria conciliar a fé com as descobertas da ciência, sem subjugar esta última aos dogmas religiosos.

As demais alternativas não correspondem ao pensamento expresso no texto. A alternativa A) é incorreta porque Galileu não via a Bíblia como um guia literal para a ciência. A B) também está errada, pois ele justamente questiona o significado aparente como referência única. A C) desvia do argumento principal, já que Galileu não propõe evitar confrontos, mas sim uma interpretação mais ampla. Por fim, a D) contradiz diretamente sua defesa de uma leitura não literal das Escrituras.

Assim, a resposta correta reforça a ideia de que Galileu buscava harmonizar ciência e fé por meio de uma interpretação mais sofisticada da Bíblia, reconhecendo que seu texto muitas vezes exige uma compreensão além do sentido superficial.

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