“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificado de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa”. CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo: Difel, 1973. tomo IV, v1,p.90. Com base no texto, marque a alternativa incorreta sobre a Reforma Protestante:
particular cujo objetivo é a glorificação dele
mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas
qualidades que o sucesso econômico exige: o
trabalho, a sobriedade, a ordem, responde
também ao chamado de Deus, santificado de
seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é
santa”.
Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo:
Difel, 1973. tomo IV, v1,p.90.
incorreta sobre a Reforma Protestante:
- A)O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da visão de Calvino em relação às transformações ocorridas na sociedade.
- B)Como Lutero, Calvino afirmava a necessidade de submissão dos cristãos aos governantes e às autoridades políticas. Todavia, a obediência às “leis mundanas” seria sempre condicionada pela lei de Deus, a fé e a moral cristã.
- C)Em função de sua terra natal apoiar a Igreja Católica, João Calvino teve que se exilar na cidade de Genebra. Lá foi muito apoiado pelos comerciantes, pois suas ideias exaltavam valores morais e políticos defendidos pela burguesia.
- D)Calvino discutia pouco a ideia de predestinação, argumentava que, embora estivesse predestinado à salvação ou à danação, o homem jamais poderia saber antecipadamente sua sorte. Após a morte de Calvino seus seguidores, lentamente, tornaram a predestinação um elemento relacionado aos valores da burguesia.
- E)O que levou muitos teóricos a conceberem o calvinismo como religião do capitalismo foi o fato desta não condenar o comércio, o empréstimo a juros e valorizar o trabalho, vendo assim a riqueza como sinais exteriores da graça divina.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A citação de João Calvino, presente no texto, revela uma visão teológica que associa a atividade econômica à vocação divina, contrariando a ideia de que a Reforma Protestante condenava o lucro e a usura. Pelo contrário, Calvino via no trabalho e no sucesso material sinais de uma vida abençoada por Deus, desde que orientados por valores como a sobriedade e a ordem. Essa perspectiva foi fundamental para a formação de uma ética protestante que, segundo Max Weber, contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo moderno.
A alternativa A) é incorreta porque, longe de combater o lucro e a usura, Calvino os justificava como parte de uma vocação divina, desde que praticados com virtudes cristãs. Sua teologia não estava em descompasso com as transformações econômicas do período, mas sim em sintonia com os interesses da burguesia emergente, que via no calvinismo uma justificativa religiosa para suas atividades.
As demais alternativas apresentam elementos corretos sobre o pensamento de Calvino e sua relação com a Reforma Protestante. A submissão às autoridades políticas condicionada pela lei divina (alternativa B), o exílio em Genebra e o apoio dos comerciantes (alternativa C), a discussão sobre a predestinação e sua posterior associação com valores burgueses (alternativa D) e a valorização do trabalho e da riqueza como sinais da graça divina (alternativa E)) são aspectos históricos que refletem o impacto do calvinismo na sociedade europeia do século XVI.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A), pois ela distorce a posição de Calvino em relação ao lucro e à usura, elementos que, em sua teologia, eram vistos como parte de uma vocação divina quando praticados com virtudes cristãs.
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