Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em setembro de 1555, foi assinada a chamada “Paz de Augsburgo”, tratado que deu um fim momentâneo às guerras de religião entre católicos e protestantes no Sacro Império Romano Germânico. Assinale a alternativa que contém uma das principais cláusulas desse tratado.

Em setembro de 1555, foi assinada a
chamada “Paz de Augsburgo”, tratado que
deu um fim momentâneo às guerras de
religião entre católicos e protestantes no
Sacro Império Romano Germânico.

Assinale a alternativa que contém uma das
principais cláusulas desse tratado.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Paz de Augsburgo, assinada em setembro de 1555, marcou um momento crucial na história do Sacro Império Romano Germânico ao estabelecer uma trégua nas guerras religiosas entre católicos e protestantes. Uma de suas principais cláusulas, conforme indicado na alternativa correta (C), foi a adoção do princípio cuius regio, eius religio ("cujo reino, sua religião"), que determinava que a religião do governante seria a religião oficial de seu território. Isso permitiu a divisão do Império em regiões católicas e luteranas, garantindo certa estabilidade política e religiosa.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou distorcidas sobre o tratado. A expulsão de protestantes (A), a imposição do absolutismo por Carlos V (B), a incorporação dos territórios católicos à Espanha (D) e a proibição do catolicismo (E) não correspondem às disposições reais da Paz de Augsburgo. O tratado, na verdade, consolidou uma solução pragmática para o conflito religioso, reconhecendo oficialmente o luteranismo e estabelecendo um equilíbrio de poder entre as duas correntes cristãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *